quarta-feira, 20 de agosto de 2025

Alece promove jogo em alusão ao Agosto Lilás para reforçar combate à violência contra a mulher

José Leomar/Alece


O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado Romeu Aldigueri (PSB), anunciou, durante a sessão plenária, nesta quarta-feira (20), que a Casa realizará, no próximo dia 31 de agosto, o jogo “Alece com Todas Elas”, em alusão à campanha Agosto Lilás. A partida acontecerá na Areninha Paulo Benevides, em Messejana, a partir das 8 horas.

“Mais do que um evento esportivo, essa iniciativa é um ato de conscientização e mobilização social. Ao escolhermos o futebol, paixão nacional, como linguagem de diálogo com a sociedade, buscamos dar visibilidade a uma causa urgente: a defesa da vida, do respeito e da dignidade de todas as mulheres cearenses”, destacou.

Segundo o parlamentar, o jogo terá a participação de atletas mulheres e de ex-jogadores consagrados do futebol nacional e estadual, como Bechara, Sérgio Alves, Clodoaldo, Iarley, Ronaldo Angelim, Rinaldo, Mota, Lúcio Bala e o goleiro Jeferson.

“Todos marcaram época no futebol nacional e estadual e hoje atuam como aliados da campanha, mostrando que o combate à violência contra a mulher exige o engajamento dos homens. Precisamos de homens que respeitem, que protejam, que não agridam e que não se calem diante da violência”, afirmou.

O evento contará ainda com a presença de deputadas, deputados, servidoras e servidores da Alece, formando um time misto. “Será o primeiro jogo de futebol promovido pela Alece com esse propósito. Mais do que uma partida, trata-se de um chamado. Um chamado para que homens e mulheres caminhem lado a lado, joguem juntos e compreendam que só com união será possível vencer essa luta”, ressaltou Aldigueri.

Durante o pronunciamento, o presidente lembrou iniciativas já implementadas pela Casa em defesa das mulheres, como a Comissão de Defesa e Direitos da Mulher, presidida pela deputada Juliana Lucena (PT) e tendo como vice a deputada Jô Farias (PT). “Comissão essa destinada a assegurar a proteção e promoção dos direitos fundamentais, sobretudo o fomento à igualdade de gênero e ao empoderamento feminino no Ceará”, assinalou.

Ele mencionou ainda o trabalho da Procuradoria Especial da Mulher (PEM), também liderada pela deputada Juliana Lucena, que já alcança 135 municípios, dispõe do canal de denúncias Zap Delas e mantém o Observatório da Mulher Cearense, responsável por reunir e analisar dados para a formulação de políticas públicas.

Últimas notícias