Iniciativa busca fortalecer a cooperação entre municípios, viabilizar recursos e promover políticas públicas conjuntas para o desenvolvimento regional.
A prefeita de Guaiúba, Izabella Fernandes, foi eleita presidente do Consórcio de Desenvolvimento Econômico e Sustentável da Região do Maciço de Baturité, lançado na última terça-feira (26) pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE). A iniciativa tem como propósito estimular a articulação entre os municípios associados, promovendo ações compartilhadas que viabilizem recursos e soluções para o fortalecimento de políticas públicas de responsabilidade municipal.
O lançamento ocorreu na sede da SDE, em Fortaleza, com a presença do secretário da pasta, Domingos Filho, do secretário executivo do Agronegócio, Silvio Carlos, além dos prefeitos de 18 municípios que integram o consórcio: Acarape, Aracoiaba, Aratuba, Barreira, Baturité, Capistrano, Caridade, Chorozinho, Guaiúba, Guaramiranga, Itapiúna, Mulungu, Ocara, Pacajus, Pacatuba, Pacoti, Palmácia e Redenção.
Com a criação do novo consórcio, o Ceará passa a contar com três iniciativas regionais dessa natureza, somando-se aos já existentes no Sertão dos Inhamuns e no Vale do Jaguaribe. O objetivo é fortalecer as vocações locais e atuar de forma mais assertiva, por meio de comitês temáticos que irão direcionar ações estratégicas de desenvolvimento econômico e sustentável.
A assembleia de prefeitos deliberou sobre as diretrizes da nova associação e elegeu sua diretoria: além de Izabella Fernandes como presidente, o colegiado será composto por Cláudio Saraiva (prefeito de Capistrano) como 1º vice-presidente; Edilberto Beserra (prefeito de Acarape), 2º vice-presidente; Selma Benevides (prefeita de Redenção), secretária-geral; e Célia Marinho (prefeita de Chorozinho), tesoureira.
Ao assumir a presidência, Izabella ressaltou a importância da união dos municípios: “Recebo essa missão e reafirmo o compromisso de contribuir com o desenvolvimento da nossa região, fortalecendo as potencialidades do Maciço de Baturité por meio da cooperação entre as cidades”, destacou a presidente do consórcio.