O vice-presidente nacional do do PT, deputado José Guimarães, afirmou que as vitórias recentes na economia e na afirmação da soberania nacional são fruto da atuação estratégica e eficaz do vice‑presidente Geraldo Alckmin e do ministro da Economia, Fernando Haddad.
A declaração foi feita neste sábado (23), na sede nacional do PT em Brasília, durante o primeiro encontro da direção executiva após os ataques do governo Trump contra o Brasil, com a presença de Alckimin.
Os EUA impuseram tarifas de 50 % sobre produtos brasileiros e sanções contra o ministros do STF.
Guimarães reforçou que o esforço coletivo permitiu vitórias importantes: a aprovação da *PEC da Transição*, essencial para garantir segurança jurídica ao início do terceiro governo Lula, e a Reforma Tributária, esperada há cerca de 40 anos.
Ele também destacou que o enfrentamento do “tarifaço” norte-americano é resultado de um trabalho de base conduzido nos últimos dois anos e meio de governo.
Para o vice-presidente, o papel estratégico do ministro Fernando Haddad na defesa da economia brasileira, sobretudo em cenários de instabilidade externa e nas negociações internacionais, assim como o apoio político do vice-presidente Alckmin na articulação interna.
"O ambiente político está mudando, e é o momento certo para avançar com votações de interesse do governo e da população — como a isenção do Imposto de Renda para salários de até R$ 5 mil — e consolidar as bases para o 2026", argumentou.
Esse cenário, segundo ele, pode favorecer a reeleição de Lula e a construção de uma frente democrática-popular "para derrotar a extrema-direita", disse ainda.
Guimarães também enfatizou a lealdade política de Alckmin e salientou as expectativas geradas pelo mandato do recém-eleito presidente nacional do PT, Edinho Silva, considerado peça-chave na mobilização partidária e na estruturação dessa frente política.