A segurança alimentar avança em Crato com o trabalho desenvolvido através do Serviço de Inspeção Municipal (SIM). Com um amplo trabalho de levantamento técnico, a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Recursos Hídricos já realizou a cessão da certificação para quatro empresas, incluindo varejistas e agroindústria.
A equipe está realizando novas análises para conceder a certificação à empresas que contarem com todas as adequações. A primeira empresa a receber o registro esse ano foi o Mercadinhos São Luiz, em fevereiro. Mais dois supermercados do grupo Diniz que atenderam as normatizações exigidas pelo serviço receberam o selo, além de uma agroindústria.
O município, atualmente, está entre os poucos do Brasil a ter o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que registra um aumento na procura por empresas que pretendem obter a certificação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Recursos Hídricos. Com o novo Decreto do Governo Federal, que passou a vigorar no final do primeiro semestre deste ano, o SIM municipal passou a ter validade nacional.
A secretária Julliana Bezerra destaca a importância do selo e afirma que o decreto do Governo Federal fortaleceu a segurança alimentar, com um respaldo mais amplo dentro da política nacional.
Ela explica que o SIM tem atuado para fornecer a certificação dos produtos e dar condições de ampliação da comercialização. Com o decreto federal, cadeias do leite, mel, ovo, além da comercialização de carnes, foram fortalecidas. O trabalho da equipe também tem sido voltado à orientação, apoio, possibilitando vantagens para a comercialização dos produtos.
Produtores e estabelecimentos registrados nos serviços de inspeção estadual, municipal ou distrital, e que possuam um cadastro ativo no Sistema de Gestão de Serviços de Inspeção (e-Sisbi), poderão comercializar seus produtos para outros estados do Brasil. O decreto possibilita um caráter excepcional e temporário, durante um ano, para as mudanças na inspeção. Antes, as empresas registradas apenas nos serviços de inspeção municipal (SIM) ou estadual (SIE) - neste caso, sem o e-Sisbi - não podiam comercializar com outros estados.
Para solicitar o serviço, a empresa interessada deve entrar em contato com a equipe, na Secretaria de Desenvolvimento Rural e Recursos Hídricos do Crato, no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti, Bloco A, no portão principal de acesso ao Parque ou contatar através do e-mail do SIM: sim@crato.ce.gov.br.