sexta-feira, 8 de agosto de 2025

Câmara de Fortaleza e BECE firmam parceria para fortalecer inclusão e acessibilidade



A Câmara de Fortaleza (CMFor), por meio do núcleo de Gestão de Inclusão, e a Biblioteca Pública Estadual do Ceará (BECE), se unem em uma parceria estratégica para promover ações de acessibilidade, conscientização e inclusão social. A colaboração, que terá início em setembro, mês dedicado à inclusão, visa integrar projetos das duas instituições, potencializando iniciativas que beneficiem pessoas com deficiência e ampliem o debate sobre representatividade.

A parceria foi firmada em uma reunião entre representantes das duas instituições, incluindo Livinha Vasconcelos, gestora de Inclusão da CMFor; Rosana Rodrigues, coordenadora de Ação Cultural da BECE; e Marcos Rodrigues, técnico de Cidadania Cultural da BECE. O objetivo é alinhar não apenas projetos voltados à inclusão, mas também promover outras melhorias, garantindo um ambiente mais acessível e acolhedor para todos os públicos.”

A gestora de Inclusão, Livinha Vasconcelos, anunciou que o primeiro passo da parceria será a realização de uma palestra sobre anticapacitismo na Câmara de Fortaleza, realizada pela equipe da Biblioteca Pública Estadual do Ceará (BECE). Em contrapartida, a equipe da CMFor participará do encontro “Acessibilidade Cultural em Rede”, que acontece durante a programação do Setembro da Inclusão, promovida pela BECE.

“Estamos muito felizes com essa parceria com o Estado, pois, ao unirmos forças, a inclusão será cada vez mais reconhecida”, destacou Livinha.

Gestão de Inclusão

A Gestão de Inclusão da Câmara de Fortaleza (CMFor) é voltada para a promoção dos direitos da pessoa com deficiência foi criada em fevereiro de 2025, no início da gestão do presidente Leo Couto (biênio 2025-2026), para propagar o combate ao capacitismo e desenvolver políticas de inclusão social entre os vereadores, servidores e sociedade civil fortalezense.

Livinha Vasconcelos está à frente do núcleo. Ela é bacharel em Direito e delegada da Associação Nanismo Brasil (Annabra) no Ceará. A Gestão de Inclusão da Câmara de Fortaleza destaca-se pelo pioneirismo entre Legislativo municipais das capitais brasileiras pelo desenvolvimento de políticas internas voltadas para pessoas com deficiência, conforme demonstra checagem interna feita nas estruturas administrativas institucionais dos parlamentos.

Serviço

Acessibilidade Cultural em Rede
Parcerias para uma Biblioteca Pública Acessível
📅 Data: 19 de setembro de 2025 (terça-feira)
📍 Local: Biblioteca Pública Estadual do Ceará – Espaço Multiuso
10h00 – 11h15 | Mesa 1: “Por uma cultura acessível: direitos, barreiras e possibilidades”
Participantes: Hugo Porto((MPCE); Lucas Sampaio (SEDIH); Thamyle Vieira (SeCult), Lívia Vasconcelos (CMFor) mediação Marcos Rodrigues

Últimas notícias