As obras da Ferrovia Transnordestina avançam para completar o percurso até o Complexo Industrial e Portuário do Pecém, no Ceará. Nesta quinta-feira (5), foi assinada a ordem de serviço do lote 8, que vai ligar Quixadá, no Sertão Central, e Baturité, por Itapiúna e Capistrano. O investimento previsto é de R$ 1 bilhão.
A solenidade, realizada em Baturité, contou com a participação do governador Elmano de Freitas; do ministro dos Transportes, Renan Filho; do diretor-presidente da Transnordestina Logística S.A., Tufi Daher Filho; do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Romeu Aldigueri; do secretário do Turismo do Ceará, Eduardo Bismarck; do prefeito de Baturité, Herberlh Mota; entre outras autoridades.
Agora, ficam pendentes apenas dois lotes para a chegada até Caucaia, de onde já está em obras o trecho de ligação com o Porto do Pecém, na Região Metropolitana de Fortaleza. “Já colocamos em obra o lote 11, agora colocamos o 8, e falta colocar mais dois lotes em obra. Quando esses dois últimos lotes estiverem em obra, o que vai acontecer até setembro, nós teremos na Transnordestina 8 mil pessoas trabalhando até o final do ano”, afirmou o ministro dos Transportes, Renan Filho.
O lote 8 tem cerca de 46km, percorrendo Itapiúna, Capistrano e Baturité. O projeto prevê a construção de três pontes, dois viadutos e quatro passagens de nível. Com isso, devem ser gerados de 800 a mil novos empregos diretos.
Antes da assinatura, a comitiva visitou um trecho em obras na cidade de Quixadá. “Eu perguntei a um operário que trabalha na ferrovia desde 2006 se ele já viu essa obra andando nessa velocidade, e ele me disse que nunca [viu]. Essa obra está andando nessa velocidade porque o presidente Lula garantiu R$ 5 bilhões para que ela seja concluída até 2027”, acrescentou o ministro.
Natural de Baturité, o governador Elmano de Freitas agradeceu ao Governo Federal por investir no desenvolvimento regional. “Nós crescemos numa cidade que lá atrás foi uma grande produtora de café. A nossa estação ferroviária era um ponto de encontro e negócios. Nós temos o desafio de fazer essa rodovia ser concluída e no entorno dela atrair empresas e investimentos para todo o Ceará”.
As obras da Transnordestina retomaram o ritmo em 2023, com a volta de investimentos federais. O empreendimento é prioridade do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).
“A ferrovia absorve a mão-de-obra de toda a cidade e desenvolve o comércio inteiro”, destacou o diretor-presidente da Transnordestina Logística S.A., Tufi Daher Filho. Ainda segundo ele, até o momento há possibilidade de instalação de dez terminais intermodais ao longo do percurso da ferrovia nos estados do Piauí, Pernambuco e Ceará.