terça-feira, 24 de junho de 2025

De Assis Diniz celebra status do Ceará como zona livre de febre aftosa sem vacinação: “é só o começo da consolidação da nossa agropecuária como negócio”


O deputado estadual De Assis Diniz (PT) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa na manhã desta terça (24) para ressaltar a importância de o Ceará - e mais 20 estados e o Distrito Federal - receberem o status de zona livre de febre aftosa sem vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA). “Essa conquista é só o começo. Como ex-secretário de Desenvolvimento Agrário e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Agricultura familiar, Pecuária e Pesca, acompanhei os 21 anos de luta contra a febre aftosa e sei que nossa agropecuária hoje é um negócio consolidado e que está cada vez mais forte. Em 2024, o PIB do setor agropecuário registrou um aumento de 25,16%. Esse resultado superou o desempenho geral da economia cearense, que cresceu 6,49% no mesmo período. Agora, vamos lutar por mais acesso a crédito, melhores condições de comércio, construir um frigorífico para atender nossa demanda interna e aprofundar o uso da ciência e da tecnologia para melhorar nossa produção”, explicou.

De Assis lembrou ainda que o Brasil é o maior exportador mundial de carne bovina. Com o novo status, o governo brasileiro precisará renegociar diversos certificados sanitários internacionais e vai ganhar novos mercados. A expectativa é de que o reconhecimento vai trazer redução de custos e que o produtor rural seja melhor remunerado. “O governador Elmano fez um trabalho excepcional, acompanhando de perto as campanhas de vacinação. Ontem inclusive homenageamos a ADAGRI em uma sessão solene e os demais parceiros: SDE, SDA, Ematerce, Faec, Fetraece, Aprece e secretarias municipais de agricultura. Ao erradicar a febre aftosa – o último caso registrado foi em 2006 – o Ceará e o Brasil fortalecem sua posição no mercado internacional, aumentando a confiança dos consumidores e dos parceiros comerciais na qualidade e na segurança dos produtos de origem animal”, afirmou.

Últimas notícias