sexta-feira, 5 de abril de 2024

Juazeiro está entre os 40 municípios selecionados para “Projeto Brasil Sustentável


Juazeiro do Norte é um dos 40 municípios brasileiros selecionados para o "Projeto Brasil Sustentável". A iniciativa é da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e Confederação das Associações Comerciais Brasileiras (CACB). Como objetivo principal, promover o desenvolvimento econômico e sustentável.

O projeto acontece por meio de uma atividade integrativa, com foco na criação de uma cadeia sustentável. São realizadas duas atividades paralelas: de um lado, os microempreendedores são capacitados para produção e comercialização de forma mais sustentável; e de outro, estimulados a optar por compras mais sustentáveis, que, por sua vez, podem ser supridas pelos produtos oriundos do comércio e indústria locais.

Para Eraldo Oliveira, superintendente da Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte (Amaju), essa notícia é um ganho para o município, pois unifica economia e sustentabilidade em uma mesma via. Ao mesmo tempo, fortalece a parceria entre os municípios e os micro e pequenos empreendedores locais.

Segundo Wilson Soares, secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Sedeci), esse projeto, além de incentivar as empresas a adotarem perfis mais sustentáveis, também valoriza aquelas que já trabalham com a indústria reversa no município. “Nós temos diversas empresas que já trabalham com essa lógica da indústria reversa, entretanto, nem sempre elas são valorizadas pelos seus feitos. Neste sentido, o projeto possibilitará que o nosso município implemente políticas e desenvolva selos verdes para reconhecer essas empresas de alguma forma, oferecendo benefícios para, assim também, estimular as demais a participarem desse processo de sustentabilidade. Dessa forma, Juazeiro se tornará um exemplo para outros municípios”, enfatizou o secretário.

Últimas notícias