segunda-feira, 15 de abril de 2024

MDB perde força no interior cearense e capital



O deputado federal Eunício Oliveira não esconde a preocupação com a perda pelo MDB de pré-candidatos a prefeito em duas importantes cidades do Ceará – Iguatu e Canindé. O MDB emagreceu, também, na corrida pela Câmara Municipal de Fortaleza.

Em Iguatu, maior colégio eleitoral da Região Centro Sul, o desapontamento foi com a decisão do deputado estadual Agenor Neto, do MDB, de levar o filho Ilo Neto para o Partido dos Trabalhadores. Ilo surge como pré-candidato a prefeito e reunirá os partidos da base aliada ao Palácio da Abolição, mas a expectativa de Eunício era tê-lo nos quadros do MDB.

As lideranças estaduais do MDB começaram o ano de 2024 com uma projeção de eleger, pelo menos, três vereadores na Capital. Com o prazo de filiação encerrado, os dirigentes do MDB já refazem os cálculos diante da perda de filiados com bom potencial de votos na corrida pela Câmara de Vereadores de Fortaleza. Da projeção inicial de eleger três vereadores, agora a estimativa é que o partido irá trabalhar para garantir uma vaga na Câmara Municipal.

Em Canindé, a movimentação da prefeita Rozário Ximenes, que tirou do MDB o ex-secretário Educação, Kledeon Paulino, e o levou para o Republicanos, irritou o líder emedebista. Kledeon é pré-candidato a prefeito.

Rozário, que, em 2016 e 2020, recebeu o apoio de Eunício Oliveira na disputa pela Prefeitura, trabalha agora para fortalecer a base política do empresário Chiquinho Feitosa. Chiquinho comanda o Republicanos e projeta conquistar, pelo menos, 25 prefeituras para se credenciar na corrida pelo Senado em 2026.

Últimas notícias