sexta-feira, 19 de agosto de 2022

Câmara Municipal de Juazeiro e Urca discutem possibilidade de Centro de Inovação a ser instalado no antigo prédio da Casa

Foto: Josimar Segundo/Ascom


Professores da Universidade Regional do Cariri (Urca) fizeram a apresentação do projeto do Centro de Inovação do Cariri, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (18), na Câmara Municipal de Juazeiro do Norte. A proposta é reunir, no mesmo espaço, empresas, instituições de apoio e o Poder Público, com o objetivo de fomentar a inovação e o empreendedorismo no Município.

O projeto foi apresentado pelo professor Frederico Tavares, diretor do Instituto Tecnológico do Cariri (Itec). A intenção é que o equipamento seja instalado na antiga sede da Câmara Municipal, localizada na Rua do Cruzeiro, no Centro de Juazeiro do Norte. Para isso, representantes da universidade iniciaram as discussões com os poderes Legislativo e Executivo. 

No local, conforme previsto no projeto, haverá espaços de coworking, auditório, laboratórios de apoio, Balcão da Cidadania, Arquivo, além de um museu, que terá a finalidade de preservar a história da Câmara Municipal. Segundo o reitor da Urca, Francisco do O' de Lima Júnior, é previsto investimento de R$ 4,8 milhões na execução do projeto.

“São mais de R$ 4 milhões que vão ser aplicados em inovação e tecnologia no Município de Juazeiro do Norte, a partir de um conjunto de instituições parceiras. Nós estamos muito confiantes”, afirmou Lima Júnior.

Após as exposições dos professores, vereadores manifestaram apoio ao projeto, mas defenderam, também, a ampliação das discussões a fim de evitar imbróglios jurídicos no processo de cessão do prédio onde funcionava a antiga câmara.

“Não temos o que discutir sobre o projeto, é belíssimo, nós temos que entender só a parte legal para que o projeto seja iniciado aqui ou no prédio da antiga câmara”, afirmou o vereador Capitão Vieira Neto (PTB). “Juazeiro só tem a ganhar, mas tem que ter o trâmite legal para não fazer as coisas erradas e lá na frente ser desmanchado. A Câmara tem que devolver [o prédio] para que o Município faça a cessão, convênio, doação, ou permuta”, explicou o presidente Darlan Lobo.

Últimas notícias