sexta-feira, 23 de outubro de 2026

Prefeitura oferta cursos gratuitos de qualificação profissional para novembro


A Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), através do Setor de Trabalho e Renda, irá abrir ofertas de cursos gratuitos de qualificação profissional para o mês de novembro. As inscrições começam na segunda-feira, 26 de outubro, a partir das 8h, e seguem até o preenchimento das vagas, que são limitadas.

Ao todo, serão disponibilizadas capacitações em cinco áreas: Assistente de Tecnologia da Informação, Formação em Empilhadeiras, Bolos, Recheios e Coberturas, Salgados Comerciais e Básico de Manicure e Pedicure. Os cursos possuem cargas horárias e critérios de participação específicos, conforme a modalidade escolhida.

O curso de Assistente de Tecnologia da Informação, com carga horária de 200 horas, contará com duas turmas de 20 vagas cada, destinadas a pessoas com idade mínima de 14 anos. As aulas ocorrerão de 3 de novembro de 2026 a 26 de janeiro de 2027. A primeira turma funcionará das 13h às 16h30, no Telecentro da Biblioteca Pública Municipal, enquanto a segunda terá aulas das 8h às 11h30, no Telecentro CEUs, no bairro Pedrinhas. As inscrições devem ser realizadas nos respectivos locais das aulas.

Já a Formação em Empilhadeiras, com 60 horas de duração, disponibiliza 30 vagas para pessoas a partir de 18 anos que tenham concluído o Ensino Fundamental. As aulas acontecerão de 9 a 27 de novembro, das 13h às 16h30, na Biblioteca Pública Municipal, localizada na Rua Santo Agostinho, nº 300, no Centro. As inscrições serão realizadas no Setor de Trabalho e Renda da SAS, no antigo CSU.

Para quem deseja empreender na área de alimentação, o curso de Bolos, Recheios e Coberturas oferece 20 vagas para pessoas a partir de 16 anos, com Ensino Fundamental II incompleto, do 6º ao 9º ano. A capacitação terá carga horária de 20 horas, com aulas de 23 a 27 de novembro, das 13h às 16h30, no SENAC, no bairro São Miguel. Os interessados devem se inscrever no Setor de Trabalho e Renda da SAS, localizado no antigo CSU, na Rua Monsenhor Esmeraldo, s/n, bairro Franciscanos.

Outra opção é o curso de Salgados Comerciais, também com 20 horas de duração, destinado a pessoas com idade mínima de 16 anos e Ensino Fundamental II incompleto, do 6º ao 9º ano. As aulas serão realizadas de 9 a 13 de novembro, das 13h às 16h30, no CRAS João Cabral, localizado na Rua Perpétua Carneiro da Cunha, s/n. As inscrições devem ser feitas na própria unidade.

A programação inclui, ainda, o curso Básico de Manicure e Pedicure, com carga horária de 40 horas e oferta de 20 vagas para pessoas a partir de 18 anos que tenham concluído o Ensino Fundamental. As aulas acontecerão de 3 a 16 de novembro, das 13h às 16h30, no CRAS Frei Damião II, situado na Rua Renan Carvalho, no bairro Frei Damião. As inscrições serão realizadas no próprio equipamento.

Para efetuar a inscrição, os interessados devem apresentar RG, CPF, comprovante de endereço, comprovante de escolaridade e folha-resumo atualizada do Número de Identificação Social (NIS). Para candidatos menores de 18 anos, também deverão ser apresentadas cópias do RG e CPF do responsável legal, quando aplicável.

As inscrições serão realizadas nos locais indicados para cada curso, conforme a modalidade escolhida, até o preenchimento das vagas.

Os candidatos devem verificar os critérios de participação e comparecerem ao local de inscrição correspondente com toda a documentação exigida.

Os cursos profissionalizantes buscam ampliar as oportunidades de qualificação para o povo, incentivandona geração de renda ao facilitar o acesso ao mercado de trabalho, além de fortificar o empreendedorismo no município.

Últimas notícias