domingo, 18 de outubro de 2026

Centro Cultural do Cariri está com inscrições abertas para oficina de fotografia

Divulgação/Centro Cultural


O Centro Cultural do Cariri, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Mirante, está com inscrições abertas para a oficina “Fotografia: fundamentos técnicos, linguagem e práticas criativas”, com a fotógrafa, artista multimídia e arte-educadora Jaque Rodrigues. A oficina acontece nos dias 21, 22, 23 e 24 de outubro de 2026 (de quarta-feira a sábado), das 14h às 17h, na Sala de formação 1 do equipamento. A classificação indicativa é de 16 anos e são ofertadas 20 vagas. As inscrições podem ser feitas através de formulário.

A atividade é gratuita e não é necessário ter conhecimentos prévios em fotografia para participar. A recomendação é que os participantes disponham de celular com câmera ou câmera fotográfica para a realização das práticas, sem exigência de equipamentos profissionais. A ausência de equipamentos, porém, não impede a participação. A oficina foi aprovada na 4ª Convocatória para Programação do Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo.

Como será realizada a atividade

A oficina propõe uma formação introdutória em fotografia, compreendida como campo técnico e linguagem artística, voltada a iniciantes e amadores. A proposta articula fundamentos da visualidade, domínio básico de equipamentos e experimentações criativas, considerando a fotografia como prática acessível e expandida.

O curso busca oferecer ferramentas iniciais para que os participantes desenvolvam autonomia técnica, olhar crítico e repertório visual, estabelecendo relações entre fotografia, práticas artísticas contemporâneas e possibilidades de atuação profissional. Com carga horária total de 12 horas, a formação será realizada em encontros presenciais de caráter teórico-prático, articulando aulas expositivas e dialogadas com atividades de experimentação e produção de imagens.

O percurso formativo contempla noções de composição, luz e construção de sentido na imagem. Os participantes terão contato com o uso técnico inicial de equipamentos fotográficos e com a fotografia mobile, explorando suas potencialidades e limites. A oficina também discute diferenças e aproximações entre fotografia comercial e artística, ampliando a compreensão sobre os diversos usos da linguagem fotográfica.

Sobre a ministrante

Nascida em Guarulhos (SP), em 1989, e radicada no Ceará, vive e trabalha no Crato (CE). É artista visual, arte-educadora licenciada pela Universidade Regional do Cariri (URCA), artesã e mediadora do saber-fazer em encadernação artesanal. Fotógrafa, é idealizadora do projeto @fotografasnegras, plataforma de mapeamento e difusão de fotógrafas negras brasileiras. Integra o Grupo de Pesquisa NZINGA — Novos Ziriguiduns (Inter)Nacionais Gerados na Arte (URCA/CNPq) e o coletivo MATRIZ — Grafias Feministas. Com atuação no campo da Educação, Arte e Cultura, sua prática artística transita por linguagens como fotografia, colagem digital, gravura, instalação, escrita e audiovisual.

Sobre o Centro Cultural do Cariri

Instalado na cidade do Crato, no Ceará, o Centro Cultural do Cariri é concebido como um Centro Cultural Parque e atende especialmente à Região do Cariri Cearense, composta por 29 municípios.

O equipamento ocupa uma área de mais de 50 mil metros quadrados e conta com galerias, residências artísticas, salas de formação, Biblioteca Baobá, Pequeno Palco, Núcleo de Artes e Ofícios, Rádio Unaé, Bosque, Terreiro das Artes, Areninha, pista de esportes radicais, quadras de areia e brinquedopraça.

SERVIÇO

Oficina “Fotografia: fundamentos técnicos, linguagem e práticas criativas”, com Jaque Rodrigues

Quando: 21, 22, 23 e 24 de outubro de 2026

Horário: 14h às 17h

Local: Sala de formação 1 – Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo - Avenida Joaquim Pinheiro Bezerra de Menezes, número 01, no bairro Gizélia Pinheiro (Batateiras), em Crato

Vagas: 20

Classificação indicativa: 16

Inscrições neste link

Últimas notícias