segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

Prefeito Evandro Leitão anuncia abertura de 10 leitos de UTI neonatal no Gonzaguinha de Messejana


O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, participou de reunião no Gonzaguinha de Messejana, na tarde deste domingo (30/11), para definir detalhes e anunciar a abertura de 10 leitos de UTI neonatal para reforçar a rede de saúde materno infantil da Capital. Num esforço conjunto entre Prefeitura, Governo do Ceará e Governo Federal, os novos leitos darão, ainda neste ano, suporte aos bebês e mães que eram atendidas no Hospital Geral Dr. César Cals.


Também participaram da reunião o secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Mozart Sales, a secretária da Saúde de Fortaleza, Riane Azevedo, a secretária adjunta, Aline Gouveia, e o secretário-executivo de Atenção à Saúde e Desenvolvimento Regional do Estado do Ceará, Lauro Perdigão. O prefeito agradeceu o apoio e enalteceu os benefícios que a população tem com o alinhamento entre as gestões municipal, estadual e federal.


“Essa abertura de leitos de UTI neonatal no Gonzaguinha de Messejana só é possível porque recebemos investimentos do Governo do Ceará e do Governo Federal, e assim vamos resgatar a saúde pública da nossa Cidade. Essa é mais uma entrega de uma parceria que já viabiliza melhorias no Hospital da Mulher, no IJF, na Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza, no Hospital Nossa Senhora da Conceição, no Conjunto Ceará, enfim, na maior parte dos 171 equipamentos da nossa rede”, destacou Evandro.

O secretário Mozart Sales afirmou que o Gonzaguinha de Messejana tem boas condições para receber os novos leitos, e prometeu acelerar os processos para que o hospital receba o mais rápido possível os pacientes. “O Ministério da Saúde vai assegurar 2,7 milhões de reais para equipamentos como incubadoras, respiradores, berços, estruturas de suporte ao ambiente de UTI e para as mães. Vamos fazer essa aquisição no menor espaço de tempo possível. Será um ganho com a descentralização desse tipo de leito qualificado, com profissionais capacitados para atender às demandas dessa importante região da cidade que é a grande Messejana”, ressaltou Mozart.


Últimas notícias