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| José Leomar |
Serviços essenciais mais perto do cidadão
A dificuldade de se deslocar até os órgãos oficiais em horário comercial é uma barreira para muitos fortalezenses. A presença de órgãos como a Cagece, Enel, TRE, SSPDC, Defensoria Pública, SDHDS, Procuradoria da Mulher da Câmara, Biblioteca José de Alencar, Espaço Evoluir, dentre outros, foram fundamentais para que a população pudesse resolver pendências e buscar orientações sem precisar sair do bairro.
A descentralização de serviços também priorizou o bem-estar dos moradores. Os atendimentos de massagem, por exemplo, foi um sucesso instantâneo. Maria das Dores de Oliveira Costa, dona de casa, não perdeu tempo. Ela expressou satisfação com o atendimento recebido. “É ótimo, estava precisando muito,” declarou. Ela ainda indicou o serviço para outros vizinhos, reforçando o impacto positivo da ação na vida da comunidade.
O projeto serviu como um ponto de acesso para serviços de identificação e inclusão. A SDHDS esteve presente prestando orientações sobre a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), um documento importante para garantir direitos.
A cidadã Gisele Salles, estudante de pedagogia, buscou esclarecimentos sobre a emissão da carteirinha para seu filho de 13 anos. “Estou aproveitando esse momento perto de casa para conciliar as necessidades familiares”, disse Gisele, evidenciando a importância de ter esses serviços por perto.
A área de Saúde foi bem procurada. A presença de uma pediatra permitiu que mães resolvessem rapidamente problemas de saúde que, de outra forma, exigiriam longos deslocamentos e esperas.
Sâmia Maria de Moura, doméstica e moradora do entorno, aproveitou a oportunidade para buscar atendimento para seu filho, João Kelvin, de 10 anos, que estava com uma infecção ocular. “Ótimo, né? Porque é uma coisa que por aqui é escasso, né? Não tem. E quando vem tem que aproveitar, né?”, disse Sâmia, destacando a relevância da ação.
Vânia Maria do Santos Lima precisava atualizar o cadastro de seu filho, que tem autismo, esquizofrenia e epilepsia. Segundo ela, o benefício mensal não foi recebido e ela buscou orientação para a retomada do recurso. “Estou achando ótimo. Porque não me desloco para longe. Aqui o atendimento é rápido e prático”, afirmou Vânia, celebrando a economia de tempo e esforço. Ela ainda expressou o desejo de que os serviços retornem sempre para perto de sua casa.
Espaço Jovem: lazer e diversão garantida
Além dos serviços, o lazer e o entretenimento garantiram a alegria dos jovens. O projeto buscou preencheu a opção de recreação na região, levando atividades de esporte e brincadeiras.
O projeto “Nossa Casa é de Todos” cumpre seu papel, transformando a Areninha do São Bernardo em um polo de cidadania e convívio, reforçando o compromisso de levar o poder público para mais perto de quem mais precisa.
O próximo encontro do Nossa Casa é de Todos será em Janeiro, nos dias 30 e 31 de janeiro, no Passeio Público no Centro de Fortaleza.
