O ano de 2025 marcou uma virada importante na atuação da Central da Cidadania Vereador Iraguassú Teixeira da Câmara de Fortaleza. Mais do que números expressivos, a gestão avançou na forma de atender, acolher e se comunicar com a população, fortalecendo o acesso a direitos, ampliando parcerias e colocando a inclusão e a humanização no centro das ações.
Sob a coordenação de Wellen Monte, a Central manteve serviços já consolidados, mas também inaugurou uma nova metodologia de trabalho, com foco em inovação e impacto social. “Foi um ano desafiador, mas também de muito sucesso. Avançamos em parcerias, inclusão, uso da tecnologia e, principalmente, no olhar humanizado para cada cidadão que nos procura”, destaca a coordenadora.
Entre os principais avanços está a ampliação das parcerias institucionais, com destaque para o Banco do Nordeste, por meio do Crediamigo, que passou a orientar microempreendedores sobre acesso ao crédito e fortalecimento dos negócios.
Esse movimento foi reforçado pela Feira do Empreendedor, gerida pela Central da Cidadania, que vai além da comercialização de produtos, oferecendo cursos, oficinas e capacitações para estimular o crescimento dos pequenos negócios. Como resultado, a feira beneficiou diretamente 82 microempreendedoras, proporcionando a elas a oportunidade de expor e vender seus produtos, além de aumentar sua renda.
Outro marco de 2025 foi o investimento em acessibilidade e inclusão. A Central passou a utilizar abafadores de ruído para pessoas com sensibilidade sonora, tradutor de Libras para atendimento à população surda e ampliou a presença de trabalhadores com deficiência na equipe.
A tecnologia também se tornou aliada do cidadão. O atendimento remoto via WhatsApp cresceu significativamente e passou a ser utilizado, inclusive, para informar diretamente a chegada da carteira de identidade, evitando deslocamentos desnecessários e longas esperas. “Hoje o cidadão recebe a informação no celular, de forma simples e direta. Isso muda a relação das pessoas com o serviço público”, ressalta Wellen Monte.
Esse conjunto de avanços resultou no reconhecimento nacional da qualidade do atendimento. Em 2025, a Sala do Empreendedor da Central da Cidadania conquistou o Selo Ouro Sebrae de Atendimento, superando o Selo Prata recebido no ano anterior.
A certificação reforça a excelência, o compromisso social e o atendimento humanizado prestado pela equipe. Como reforça a coordenadora Wellen Monte. “Seguimos avançando, com responsabilidade, inovação e compromisso social, reafirmando a Central da Cidadania como um espaço de escuta, cuidado e garantia de direitos para a população de Fortaleza”.
Mais de 29 mil atendimentos em diferentes canais
Ao longo de 2025, a Central da Cidadania contabilizou 29.320 atendimentos, somando ações presenciais, remotas e telefônicas. Do total:16.045 atendimentos presenciais
3.300 atendimentos via WhatsApp
6.125 ligações telefônicas
3.850 mensagens enviadas pelo WhatsApp para informar a chegada da carteira de identidade
Carteira de identidade lidera a procura por serviços
Entre os serviços ofertados, a emissão da carteira de identidade segue como a maior demanda. A Secretaria da Proteção Social (SPS) liderou o número de atendimentos em 2025, com 12.142 registros, tendo o documento como principal solicitação.
Na sequência, destacam-se:Sindiônibus – 887 atendimentos, com maior procura pelo Cartão do Idoso e 2ª via do Bilhete Único
Etufor – 854 atendimentos, com destaque para a Carteira de Estudante
AMC – 710 atendimentos, principalmente para credencial do idoso e da pessoa com deficiência
MEI – 661 atendimentos, voltados à formalização e baixa de empresas
Procon – 374 atendimentos, com predominância de reclamações sobre empréstimo consignado
INSS – 304 atendimentos, principalmente para tempo de serviço e solicitação do BPC
“Nossa Casa é de Todos” leva serviços para os bairros
A descentralização dos atendimentos ganhou força com o projeto “Nossa Casa é de Todos”, que leva os serviços da Central da Cidadania para mais perto de onde as pessoas vivem. A iniciativa, articulada com mais de 20 parceiros públicos e privados, contabilizou 5.755 atendimentos em três edições realizadas no Cais do Porto, Conjunto Ceará e Pirambu, reforçando o compromisso com a cidadania nos territórios. Em dezembro, o serviço chegou também a Messejana, mas os números dessa edição ainda não haviam sido contabilizados até o fechamento desta matéria.
Saiba como fica o atendimento da Central durante o recesso parlamentar:
Neste final do mês de dezembro, a Central da Cidadania funcionará exclusivamente para a entrega da Carteira de Identidade nos dias 22, 23, 29 e 30, no horário de 8h às 13h. A partir do dia 5 de janeiro, a Central retoma todos os atendimentos, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. Já em fevereiro, o serviço volta ao horário normal, das 8h às 17h.
Serviço – Central da Cidadania
Endereço: Rua Thompson Bulcão, 830 – Luciano Cavalcante
Informações sobre Identidade: (85) 3444-8416
Informações gerais e atendimento remoto: (85) 98678-3842
