terça-feira, 16 de dezembro de 2025

Crato celebra novo Santuário de Nossa Senhora de Fátima



Sob o olhar materno de Nossa Senhora de Fátima, a Diocese de Crato escreveu mais uma importante página em sua centenária história, no último sábado  (13). Em clima de fé, emoção e profunda devoção mariana, foi realizada a ereção canônica do Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima e a posse de seu primeiro reitor, Pe. Ricardo Pereira, tornando-se o primeiro santuário dedicado à Mãe de Fátima em todo o território diocesano.

Com a presença expressiva de fiéis devotos, o momento solene teve início ainda antes da Santa Missa, com a recitação do Santo Terço, consagrando toda a celebração e a nova missão à intercessão de Nossa Senhora de Fátima. Em oração, fiéis, religiosos e sacerdotes confiaram à Mãe os passos deste novo tempo que se abre para a Igreja particular de Crato.

Em diálogo com os presentes, o Chefe do Executivo do Crato, Prefeito André Barreto, relembrou a noite da reinauguração do maior monumento de Nossa Senhora de Fátima do mundo, reiterou o trabalho realizado pela gestão, e convidou os fiéis a acreditarem na fé. "Há um mês, fizemos aquela belíssima festa de reinauguração da maior estátua de Nossa Senhora de Fátima do mundo, fruto de um trabalho em equipe. Hoje, vivenciamos esse momento muito especial para todos nós. Trabalharemos ainda mais nesse acolhimento e nessa receptividade para que nosso município se destaque cada vez mais no turismo religioso, no amparo e na atenção para com os fiéis que escolhem o Crato como destino".

Já o secretário da Secretaria Municipal de Turismo, Antônio Morais, destacou o momento para o turismo religioso da cidade: "a cerimônia marcou um dia histórico para a nossa cidade. A elevação à Santuário fortalece a nossa fé, valoriza nossa identidade e abre um novo capítulo para o turismo do Crato. A partir de agora a nossa cidade passa a integrar oficialmente o roteiro do turismo religioso, atraindo mais peregrinos, girando e movimentando a economia, gerando oportunidades de trabalho e desenvolvendo nosso município. Por fim, assumimos esse compromisso de cuidar do Santuário, juntamente da Diocese, investir em acolhimento e divulgar nossa cidade como um destino de fé e hospitalidade".

A fé em Nossa Senhora de Fátima é também responsável pelo sustento de muitas famílias. Segundo a presidente da Associação dos Permissionários do Monumento de Nossa Senhora de Fátima do Crato, Francisca Silva, "depois da reinauguração do dia 13, nós tivemos tanta movimentação, que nosso estoque não foi o suficiente. Tanto nós, permissionários, ganhamos com essa reestruturação, quanto os estabelecimentos ao redor, porque o romeiro que vem passa por restaurantes, postos de gasolina, lojas de conveniência... Todos nós ganhamos com essa nova fase"

Últimas notícias