![]() |
| Luciana Melo/CMFor |
Pensando em promover um momento de integração multiprofissional, o Espaço Evoluir da Câmara de Fortaleza elaborou uma semana repleta de atividades lúdicas e integradas às temáticas trabalhadas pelo núcleo. A “Colônia de Férias Encantada” teve início com oficinas sensoriais, e nesta terça-feira (16) foi a vez da contação de história, “Era uma vez no Evoluir”, com teatro de fantoches.
Mais do que uma simples recreação, como destaca a coordenadora do Espaço Evoluir, Cinthya Viana, a ação foi planejada para mergulhar as crianças no lúdico, aplicando de forma criativa e coletiva as especialidades terapêuticas que são a essência do espaço.
“Planejamos que essa ação acontecesse para encerrar o ano com uma excelente memória do Espaço Evoluir. Para cada dia dessa semana, está sendo programada uma intervenção terapêutica, com atividades sensoriais, psicomotoras, contação de história e musicalização. E a gente vai encerrar a Semana Encantada com uma grande sessão de cinema, apresentação musical, muita ludicidade e diversão, para que as famílias tenham esse carinho conosco. O nosso trabalho vai além de um tratamento, ele requer um abraço, um carinho e uma escuta, e é isso que as pessoas podem encontrar no Espaço”, reforça Cinthya Viana.
Para Tatiana Gurgel, mãe de Tabata de oito anos, acompanhada pelo Espaço Evoluir, o momento vem como um incentivo para a criação de vínculo com os profissionais. “Eu estou aqui na segunda semana de atendimento e achei interessante essa programação. Acho muito importante ela ter esse contato para o vínculo, levando em consideração outras experiências, já que o início é difícil”, destaca.
Ao final da atividade, Tabata saiu da sala com um sorriso no rosto e, em poucas palavras, demonstrou como participar desse processo de interação é importante no fortalecimento da relação com a equipe do Espaço. Em um diálogo rápido, de palavras curtas e um abraço espontâneo, a menininha de oito anos revela animação em participar da semana de atividades.
No acolhimento das famílias para o atendimento, a assistente social do Espaço Evoluir, Tamiris Sousa, fala da importância desse momento, visto que as atividades buscam criar ambientes de integração entre as crianças e os profissionais. “Essa semana, a gente está com atendimentos em grupos, com atendimentos coletivos, onde a nossa equipe também está atendendo junto. Está sendo um atendimento multiprofissional, pensando realmente em proporcionar e trabalhar esse lado lúdico, proporcionar diversão para nossas crianças nesse período de férias e trabalhar as especialidades dos atendimentos aqui do Evoluir, fortalecendo ainda mais esse vínculo”, destacou.
ProgramaçãoQuarta-feira (17)
Corpo em Ação
Um circuito psicomotor encantado que desenvolve coordenação, equilíbrio, ritmo e consciência corporal
Quinta-feira (18)
Mini-chefs do Evoluir
Crianças preparam lanches saudáveis em uma oficina lúdica que incentiva autonomia, escolhas nutritivas e criatividade
Sexta-feira (19)
Colorindo o mundo – encerramento da semana de atividades
Uma oficina de pintura, cheia de cores, expressão artística e sessão de cinema.
