Visando celebrar a conclusão do Ensino Fundamental e a entrada no Ensino Médio de 20.959 jovens, Governo do Ceará e Prefeitura de Fortaleza promoveram evento, nesta quinta-feira (18), no Centro de Formação Olímpica (CFO), com a temática “Celebrar, Agradecer e Avançar”. O momento, iniciativa do Programa FORtaleCE, marcou a maior movimentação estudantil realizada pela Educação fortalezense na história. A ocasião contou com as presenças do governador Elmano de Freitas; do secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira; da secretária da Educação do estado, Eliana Estrela; do prefeito Evandro Leitão; além de outras autoridades.
“Que orgulho ver esse ginásio com tantos jovens que alcançaram esse resultado importante. Quero parabenizar nosso secretário municipal Idilvan (Alencar), nossa secretária Eliana e o nosso prefeito Evandro. Vocês podem ter certeza: na nossa escola do Estado vocês vão ter o Pé-de-Meia. Além disso, todos vocês vão receber um tablet com chip de conectividade. Com o novo fardamento, também um tênis para cada um. Que vocês levem a gratidão no coração a todos aqueles que ajudaram para que vocês pudessem chegar aqui. Sejam muito bem-vindos e bem-vindas”, destacou o governador Elmano de Freitas.
Devidamente recepcionados pelo chefe do Executivo Estadual, os 21 mil jovens agora se preparam para o desafio do Ensino Médio. Atualmente, 531 escolas estaduais atuam em regime de tempo integral.
Em 2024, 24.403 estudantes da rede estadual foram aprovados no ensino superior. Destes, 136 conseguiram uma vaga para graduação em Medicina. Neste ano, o Ceará foi líder em inscrições no Enem, com uma taxa de 96,87%.
Evandro Leitão lembrou o esforço dos alunos, familiares e cada profissional que faz a educação fortalezense. “Quero parabenizar cada um de vocês, cada um dos familiares, os alunos. Esse é um momento muito simbólico. Para que isso acontecesse foi preciso o auxílio de cada professora, professor, diretores e coordenadores e agradeço muito a eles. Também agradeço o nosso governador Elmano por todo cuidado com Fortaleza”.
O evento, ainda, homenageou todos que participaram e também construíram a trajetória dos estudantes dentro da rede municipal de educação, como familiares, professores, coordenadores, diretores, porteiros, agentes de equidade e demais profissionais da escola.
