O secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará e deputado estadual licenciado, Moisés Braz (PT), participou neste sábado (27), da entrega simbólica das primeiras dez moradias do programa Minha Casa, Minha Vida Rural, no município de Barro, na região do Cariri.
Ao todo, serão construídas 50 unidades habitacionais rurais no município, por meio do Instituto Vale do Salgado (IVS). As moradias entregues nesta etapa estão localizadas nas comunidades de Taboca, Sítios Novos e Sítio Alegre.
O investimento total no município é de R$ 3,75 milhões, considerando a construção das 50 casas, cada uma com custo unitário de R$ 75 mil. “Essa política garante moradias dignas para famílias da zona rural e contribui diretamente para a melhoria da qualidade de vida e a permanência das famílias no campo", avaliou Moisés Braz.
“O Minha Casa, Minha Vida Rural reafirma o compromisso do Governo do Ceará e do Governo Federal com a agricultura familiar, garantindo dignidade, cidadania e melhores condições de vida para quem vive e produz no campo", afirmou o secretário, que participou de uma reunião promovida pelo sindicato.
Além das comunidades já contempladas, o programa também vai beneficiar, em Barro, famílias das localidades de Cuncas, Prazeres, Batedor, Queimadas, Serrota, Água Branca, Riachão, Deserto e Bálsamos, onde novas unidades habitacionais serão entregues ao longo do cronograma de execução.
Moisés Braz esteve acompanhado da presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Barro, Erineide Moreira de Sousa; do diretor da Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares do Ceará (Fetraece), Joathan Magalhães; do assessor do deputado federal José Guimarães, Higo Carlos; e do representante do Instituto Vale do Salgado, Ricardo Batista. Também participaram diretores do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, além de agricultores e agricultoras familiares do município.
Sobre o Minha Casa Minha Vida Rural
O Minha Casa Minha Vida Rural é uma modalidade do programa habitacional do Governo Federal voltada especificamente para agricultores familiares, trabalhadores e trabalhadoras rurais e comunidades tradicionais. A iniciativa subsidia a construção ou melhoria de moradias em áreas rurais, por meio de parcerias com entidades representativas, fortalecendo o desenvolvimento rural sustentável e a segurança habitacional.

