sexta-feira, 1 de agosto de 2025

Prefeito Evandro Leitão abre semestre letivo entregando salas climatizadas e comendo pratinho na merenda

Tainá Cavalcante/Ascom


O prefeito Evandro Leitão participou, nesta sexta-feira (1º/8), da abertura do semestre letivo na Escola Municipal Cristo Redentor, localizada no bairro de mesmo nome. A unidade faz parte do conjunto de 71 escolas que recebem climatização em agosto, dentro da política municipal de universalização da climatização na rede pública, que terá 100% das unidades contemplados até 2028.

O retorno às aulas também marcou a reformulação do cardápio escolar. Com a inclusão diária de proteínas, a merenda passa a oferecer o tradicional "pratinho cearense", valorizando a cultura regional na alimentação dos alunos.

Além destas, o prefeito Evandro destacou outras melhorias implementadas na educação municipal por meio do programa Fortaleza Educa."Estamos investindo fortemente na climatização das unidades", destacou também o prefeito (Fotos: Beatriz Boblitz)

"Desde que assumimos a Prefeitura de Fortaleza, temos buscado melhorias para toda a rede de educação. Fortaleza foi a primeira capital do Brasil a anunciar o reajuste do piso dos professores. Ampliamos o número de vagas em creches. Reformulamos o cardápio escolar com acompanhamento de nutricionistas e estamos investindo fortemente na climatização das unidades. Antes, apenas 15% das escolas eram climatizadas; agora, já alcançamos 30%, com 71 novas unidades".

Evandro ressaltou a reformulação do Prêmio Escola com Excelência em Desempenho (Pemed). A partir de 2026, a premiação será destinada aos profissionais da escola vencedora, independentemente da disciplina ou da série em que lecionam. Cada profissional premiado receberá R$ 5 mil.

"Estamos também ampliando a valorização dos profissionais da educação. Antes, apenas as escolas eram premiadas. Agora, vamos premiar professores, diretores e servidores, como forma de reconhecimento e incentivo ao comprometimento com os resultados", concluiu Evandro.

Novo fardamento e participação estudantil

Outro destaque para este segundo semestre é o concurso que definirá os novos uniformes escolares. Os próprios alunos participarão da escolha, contribuindo para a construção da identidade visual da rede. "O edital já está pronto, apresentei ao prefeito a sugestão. Teremos duas fases: na primeira, um corpo técnico especializado selecionará as melhores propostas. Na segunda, acontecerá um evento no Centro de Eventos com três mil estudantes, onde os alunos votarão de forma interativa. Será algo bem moderno e diferente, com desfile de moda e os estudantes vão apresentar os modelos na passarela", explicou o secretário municipal da Educação (SME), Idilvan Alencar.

Serão escolhidos quatro modelos: Educação Infantil, Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Física.

Recepção nas escolas

Emiran Campelo, diretora da Escola Municipal Cristo Redentor, comentou a recepção das novidades pelo corpo docente e pelos estudantes.

"Foi um momento de muita alegria para todos nós, porque essa escola era bem quente antes da climatização. Então, era um desejo de toda a equipe, uma solicitação constante nos nossos encontros. Inclusive, era uma reivindicação frequente dos professores, algo por que eles sempre lutaram".

"E tem mais: quando começamos a anunciar a mudança no cardápio, comentando que uma das opções de lanche seria o pratinho, eles os alunos ficaram animados, sabendo que em breve vão estar degustando a nossa delícia de pratinho", concluiu a diretora.

Últimas notícias