quarta-feira, 13 de agosto de 2025

Fortaleza reabrirá 545 novos leitos em 2025 e terá prontuário eletrônico na rede hospitalar

Luciano Melo/CMFor


Os vereadores de Fortaleza receberam, na manhã desta terça-feira (12), a secretária municipal de Saúde, Dra. Riane Azevedo, que detalhou as principais ações implementadas pela Prefeitura na rede de saúde da capital. O encontro, articulado pelas lideranças do Governo, foi realizado no gabinete da Presidência da Casa. A reabertura de 545 novos leitos até o final do ano e o estudo para a implementação do prontuário eletrônico nos hospitais municipais, iniciando nos Frotinhas, estão entre as projeções do segundo semestre.

O presidente Leo Couto (PSB) falou sobre o compromisso do prefeito Evandro Leitão com a área da saúde, destacando-a como política prioritária.

“Estamos iniciando o segundo semestre, e a saúde segue como pauta prioritária desde o início do ano. Hoje, recebemos a secretária de Saúde, Dra. Riane, para dialogar e obter informações sobre as próximas entregas e os desafios para os próximos anos nessa área”, afirmou.

Leo Couto destacou a entrega do Espaço Girassol e anunciou que, seguindo a mesma política de inclusão, a Câmara de Fortaleza inaugurará o Espaço Evoluir.

“Temos hospitais e unidades importantes que serão inaugurados nos próximos meses. O Espaço Girassol, por exemplo, será entregue na próxima semana, uma promessa de campanha do prefeito Evandro. A Prefeitura de Fortaleza está cumprindo seu papel na área da inclusão. A Santa Casa irá disponibilizar novos leitos, outras unidades também ampliarão sua capacidade, e a Secretaria de Saúde implementará uma plataforma para modernizar o sistema”, anunciou Leo Couto.

O líder do Governo, vereador Bruno Mesquita (PSD), reforçou essa aproximação do Parlamento e o secretariado municipal. “Nosso objetivo é fortalecer o diálogo entre o Legislativo e o Executivo. Com as lideranças do Governo, o presidente Leo Couto e outros colegas, iremos receber os secretários municipais na Câmara, apresentando projetos em execução, futuras ações e detalhes de suas pastas, além de esclarecer dúvidas dos vereadores”, destacou.

O parlamentar também falou da importância de ter esse diálogo direto com a gestão, apresentando as demandas da população. “Muitas vezes, mesmo próximos da gestão, não tínhamos a dimensão de desafios, como a falta de sistematização na rede, onde hospitais têm leitos ociosos enquanto outros estão superlotados. Mas também celebramos avanços: a reabertura de 545 novos leitos até o final do ano e a reforma integral do Hospital Nossa Senhora da Conceição”.

A secretária da Saúde, Riane Azevedo, falou sobre a receptividade dos parlamentares e a troca de informações, pontuando questões essenciais para a população. “Um momento de troca e a gente verificou também que precisavam de uma atenção maior para alguns postos de saúde. Iremos visitar todas essas unidades que foram colocadas pelos vereadores, até para que eu possa ver de perto as necessidades”, destacou.

Outra pauta do encontro foram os hospitais da rede municipal. “A gente aqui informou melhor sobre o redimensionamento da rede, que irá organizar os hospitais e os pacientes, que muitas vezes você fica com alguns hospitais superlotados e outros vazios. Nós temos dez hospitais da Prefeitura, apenas o IJF é um hospital que possui um registro eletrônico. Então, iremos informatizar e integrar para uma melhor assistência ao paciente, além de uma economia em escala com relação aos exames e serviços de diagnóstico que a gente pode melhor custear”.

Conforme o líder do Governo, a ideia é que esses encontros ocorram semanalmente para receber os secretários municipais e discutir as principais pautas da cidade.

Últimas notícias