sexta-feira, 5 de abril de 2024

Hoje vivemos um momento histórico no Ceará", diz José Guimarães após anúncio de investimentos com Lula em Iguatu


O presidente Lula visitou hoje as obras da Ferrovia Transnordestina em Iguatu, Ceará. Ele esteve acompanhado de diversas autoridades, entre elas o governador Elmano de Freitas, o ministro Camilo Santana e o deputado José Guimarães, líder do governo na Câmara. 

O projeto está 61% concluído. Lula reiterou o compromisso do governo em concluir a obra, iniciada em 2006, destacando sua importância na geração de empregos e redução do custo do frete.

“Se depender do governo, a gente vai terminar a obra, porque o governo vai cumprir todos os acordos firmados e não vai permitir que faltem os recursos necessários para que a gente possa terminar essa ferrovia”, disse, citando os desafios técnicos e políticos que apareceram no desenrolar das obras.

O empreendimento também atenderá a região metropolitana de Fortaleza, maior centro urbano a ser beneficiado pelo Projeto da Transposição, e permitirá o abastecimento de cidades cearenses de médio porte, como Lavras da Mangabeira, Aurora, Cedro e Icó.

Momento histórico 

"Hoje nós vivemos um momento histórico no Ceará, os investimentos que o presidente Lula anunciou para a conclusão da Transnordestina não são pouca coisa. Isso vai representar desenvolvimento econômico e social, vai ser revertido em emprego e renda por onde passar essa ferrovia. Estamos empolgados com o momento em que o Brasil está passando, e o presidente Lula tem o Ceará como uma de suas prioridades, disse o deputado Guimarães. 

A construção do Ramal do Salgado reduzirá o percurso em cerca de 100 quilômetros para a adução da água do Rio São Francisco ao Açude Castanhão, por meio dos rios Salgado e Jaguaribe. Atualmente, a transferência emergencial das águas do São Francisco para o açude ocorre por meio do Cinturão das Águas (CAC), a partir da transposição na barragem de Jati.

Maior reservatório de água doce do Ceará, é a partir do Castanhão que a região metropolitana de Fortaleza é abastecida.

A Transnordestina, com 1.206 quilômetros de extensão, ligará o sertão do Piauí ao porto de Pecém, passando por 53 cidades, e será operada pela empresa privada Transnordestina Logística S/A (TLSA), prevendo sua conclusão até o primeiro trimestre de 2027.

O projeto é vital para o transporte de grãos, minérios, fertilizantes e combustíveis, com três terminais de carga no Ceará, beneficiando o escoamento de grãos da região do Matopiba e aumentando a competitividade da produção brasileira no mercado internacional.

Além disso, durante o evento, o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, assinou a ordem de serviços para as obras do Ramal do Salgado, conectando a Paraíba ao Ceará, visando beneficiar regiões afetadas pela seca. 

Essas obras reduzirão o percurso para a transferência de água do Rio São Francisco ao Açude Castanhão, essencial para abastecer a região metropolitana de Fortaleza e cidades cearenses.







Hoje vivemos um momento histórico no Ceará", diz José Guimarães após anúncio de investimentos com Lula em Iguatu

Últimas notícias