quarta-feira, 3 de abril de 2024

Governo do Ceará vai selecionar 1.100 jovens para o Programa Agente Jovem Ambiental


O governador Elmano de Freitas anunciou, nesta quarta-feira (3), por meio das redes sociais, que o Programa Agente Jovem Ambiental (AJA), desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), vai selecionar 1.100 novos candidatos(as). A convocação estará disponível a partir do dia 15 de abril, no site www.sema.ce.gov.br e nas redes sociais da Sema.

O edital, que será publicado no Diário Oficial desta quarta-feira, estabelece que, do total, 200 vagas serão destinadas aos povos indígenas, conforme parceria entre Sema e Secretaria dos Povos Indígenas (Sepin). A iniciativa atende uma demanda apresentada pelas comunidades tradicionais em 19 municípios cearenses. As outras 900 vagas, das quais 100 serão para Fortaleza, são relativas ao cadastro reserva do último chamamento público.

“Essa é uma importante iniciativa que beneficia jovens em situação de vulnerabilidade e com idade entre 15 e 29 anos, com o auxílio de R$ 200 mensais por um ano. Além de promover a inclusão social, o programa estimula a participação em projetos sustentáveis, fortalecendo a conscientização ambiental da nossa juventude”, afirmou o governador.

Critérios para participar

– Possua idade entre 15 e 29 anos;

– Esteja matriculado ou tenha concluído o ensino médio em escola pública do Estado

do Ceará;

– Esteja cadastrado ou integre família cadastrada no Cadastro Único para Programas

Sociais (CadÚnico);

– Não possua vínculo empregatício formal;

– Resida no município cearense para o qual se inscreveu;

– Não esteja matriculado, cursando ou tenha concluído o ensino superior.

Últimas notícias