Em meio à emoção e ao orgulho da comunidade, o brilho do Farol do Mucuripe voltou a iluminar o céu de Fortaleza. Para Jamile Souza, moradora da região do Grande Mucuripe e uma das líderes comunitárias da Associação Comissão Titan, o momento simboliza a realização de um sonho coletivo. “Ele não poderia ficar esquecido pelo mundo. Aqui é um lugar tão aconchegante, tão maravilhoso de se viver. E agora temos novamente as luzes do farol iluminando as nossas noites e o nosso futuro”, contou, emocionada.
Símbolo histórico e cultural do povo cearense. O Governo do Ceará entregou, neste domingo (5), a restauração do Farol do Mucuripe à população. O equipamento público foi revitalizado com investimento de R$ 2,9 milhões e passa a integrar oficialmente a lista de equipamentos culturais do Estado.
O governador Elmano de Freitas ressaltou a importância do momento. “É uma sensação de muita alegria e muito orgulho estar entregando o Farol do Mucuripe, que faz parte da bandeira do Estado e da nossa história. Depois de um ano de trabalho, ele está aqui, requalificado e devolvido ao povo cearense, devolvido ao povo de Fortaleza. Este equipamento tem sua história unida à identidade do nosso povo”, pontuou. “Para além da história e da identidade, este espaço vai dinamizar a economia local e gerar oportunidades de renda para a população do entorno”, completou.
Além do governador Elmano de Freitas, a entrega da requalificação contou com a presença da vice-governadora Jade Romero; do secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira; do prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão; do secretário do Turismo, Eduardo Bismarck; da secretária da Cultura, Luísa Cela; do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Romeu Aldigueri; e de outras autoridades.