segunda-feira, 27 de outubro de 2025

Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará realizam manhã de ações para Comunidade do entorno do Rio Maranguapinho

Tainá Cavalante


Em clima de integração e cuidado com o meio ambiente, famílias do entorno do Rio Maranguapinho participaram, neste sábado (25/10), de uma manhã de atividades voltadas à preservação ambiental, à saúde e à cidadania. Realizado na Areninha do Bonsucesso, o evento “Meu Maranguapinho em Ação” reuniu moradores da Regional 5 em um momento de lazer, aprendizado e mobilização pelo cuidado com o rio.

A iniciativa foi promovida pela Secretaria Regional 5 com o Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades, e contou com o apoio da Autarquia de Paisagismo e Urbanismo de Fortaleza (UrbFor) e da Secretaria da Conservação e Serviços Públicos (SCSP).

De acordo com o Secretário da Regional 5, Jovanil Oliveira, entre os objetivos do evento estão reforçar o cuidado com o meio-ambiente e aproximar ainda mais a Prefeitura da população, levando ações e serviços para a comunidade.

“O Rio Maranguapinho é um patrimônio natural da nossa cidade e precisa ser preservado. Ao mesmo tempo, esse é um espaço de convivência e lazer, que pode contribuir para a saúde física e mental das pessoas. Com o apoio do Governo do Estado, oferecemos aqui diversos serviços sociais e de saúde, fortalecendo esse diálogo com a comunidade e mostrando que cuidar do rio também é cuidar da nossa gente”, afirmou o secretário.

Entre os destaques da programação, a caminhada ecológica “Todos pelo Rio Maranguapinho” reuniu participantes em um percurso simbólico de valorização do recurso hídrico. O público também teve acesso a diversos serviços gratuitos e atividades de bem-estar, como atendimentos com nutricionista, ações de saúde bucal e auriculoterapia.

O evento ofereceu ainda emissão de documentos por meio do Caminhão do Cidadão, apresentações do Circo Escola e do teatrinho com os personagens “Pingo, Gota e Gota D’Água”, além da presença dos Agentes Jovens Ambientais e Agentes da Cidadania. Houve também distribuição de mudas e orientações sobre o cuidado com as plantas, reforçando a importância da arborização e do equilíbrio ambiental.

O Caminhão Limpezinha acompanhou o percurso pelas margens do rio, recolhendo resíduos sólidos de grande volume, como restos de madeira e ferragens. Nos dias anteriores, o Governo do Estado realizou a limpeza do Maranguapinho, e a Prefeitura fez a retirada de resíduos encontrados no local.

A cuidadora Geovana Gondim aproveitou intensamente a programação, participando de atividades como a caminhada, e recebendo uma muda de planta. “Eu gosto de estar presente nesses eventos, porque animam a comunidade e fazem a gente pensar mais na limpeza e na saúde do bairro. Tudo isso é importante pra gente viver melhor,” conta ela.

Entre os serviços presentes no evento também estava o transporte do projeto VamosJuntos. Em desenvolvimento com o apoio da Prefeitura e da Toyota Mobilities, a iniciativa facilita o acesso a diferentes pontos do território para pessoas com mobilidade reduzida utilizando Tuk Tuks. Um dos beneficiados foi o aposentado Raimundo Daniel Silva, que tem dificuldades de locomoção causadas por elefantíase.

“Um evento como esse é muito bom, porque traz serviços e oportunidades que muitas vezes a gente não tem acesso. E poder chegar até aqui com o Vamos Juntos fez toda a diferença. Esse transporte é muito importante para nós, facilita o deslocamento dentro da comunidade e permite que a gente participe mais do que acontece por aqui,” avaliou Raimundo.

Para a manicure Almerinda Filgueiras, o evento contribui para mudar a relação da comunidade com suas áreas verdes e recursos hídricos. “Muita gente ainda não tem consciência do valor do Rio Maranguapinho, e eventos assim ajudam a informar e despertar esse cuidado,” considera.

Com ações educativas e recreativas, o “Meu Maranguapinho em Ação” buscou fortalecer o vínculo da população com o rio e despertar a consciência sobre a preservação de um patrimônio natural fundamental para a saúde e a qualidade de vida das famílias da região.

Projeto Maranguapinho

Concebido pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria das Cidades, em parceria com o Governo Federal, o Projeto Maranguapinho tem como objetivo a recuperação sócio-ambiental do Rio Maranguapinho e a melhoria das condições de vida das famílias que atualmente residem na faixa de alagamento em situação de risco, e nas áreas adjacentes ao rio, atuando nos municípios de Maranguape, Maracanaú, Fortaleza e Caucaia.

Com um investimento superior a R$ 500 milhões, o projeto Maranguapinho é considerado a maior obra de intervenção urbana prevista no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, para o Estado do Ceará. Dividido em quatro grandes ações (barragem de controle de cheias, dragagem, habitação e urbanização), o projeto deve beneficiar cerca de 30 mil famílias.

Últimas notícias