![]() |
Beatriz Boblitz |
O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, e a vice-prefeita e secretária dos Direitos Humanos e Assistência Social, Gabriella Aguiar, entregaram, nesta terça-feira (21/10), a requalificação do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Mucuripe. O equipamento foi totalmente revitalizado e está preparado para acolher e apoiar mais de 20 mil famílias em situação de vulnerabilidade social da região. A obra representa um avanço na política de assistência social de Fortaleza. A praça em frente ao Cras também foi reformada.
“Estamos reestruturando toda a rede de assistência social de Fortaleza. O Cras do Mucuripe é mais um equipamento que entregamos reformado, com melhores condições para atender a população e para o trabalho dos nossos profissionais. Encontramos muitos desses espaços em situação de abandono, mas estamos mudando essa realidade. Já são três Cras entregues em menos de um mês, e nosso compromisso é garantir que cada unidade possa acolher com dignidade e oferecer um atendimento humanizado às famílias que mais precisam,” afirmou o prefeito Evandro Leitão.
O Cras Mucuripe passará a atender, diretamente, os bairros Praia de Iracema, Meireles, Mucuripe, Varjota, Aldeota, Papicu e parte do Vicente Pinzón.
Esse é o terceiro Cras a ter a requalificação concluída de um total de 22 Centros de Referência que serão entregues. O primeiro foi o Cras Serviluz, no dia último dia 30 de setembro, e o segundo, na última segunda-feira, dia 13 de outubro, foi o Cras Conjunto Palmeiras.
A vice-prefeita e secretária da SDHDS Gabriella Aguiar destacou a entrega do Cras Mucuripe como um marco na reestruturação da rede de assistência social de Fortaleza.
"Esse equipamento tem um papel essencial no atendimento às famílias do território, contemplando 21 mil pessoas que estão no CadÚnico, mais de 11 mil beneficiárias do Bolsa Família e centenas de pessoas que participam dos serviços de convivência. A requalificação garante um espaço mais digno e acolhedor, fortalecendo o vínculo com a comunidade e ampliando as possibilidades de atendimento e de transformação social”, ressaltou.
Estrutura para acolher a população
Para a coordenadora do Cras Mucuripe, Dayse Queiroz, a requalificação do equipamento representa uma transformação para toda a comunidade.
"O espaço estava bastante danificado, sem estrutura adequada para acolher os usuários. As melhorias que foram realizadas vão permitir a ampliação dos nossos atendimentos e atividades. Agora, além dos grupos de idosos, vamos poder desenvolver mais ações com jovens, crianças e famílias, fortalecendo os vínculos e oferecendo um acolhimento de mais qualidade. Essa mudança também trouxe um novo ânimo para a equipe e renovou a confiança dos usuários na gestão da Assistência Social,” conta Dayse.
A empregada doméstica Eliane de Lima Pereira é uma das frequentadoras do CRAS que ficou animada com a reforma. Ela costumava frequentar o espaço na gestão passada e se incomodava com a falta de estrutura e de atendimento.
"Eu costumava vir aqui muitas vezes resolver as coisas do meu cadrastro único, e a estrutura não estava legal. Os banheiros estavam ruins, não tinha um ventilador, o bebedouro fazia vergonha. Estava muito precário, e era desconfortável, e o atendimento demorava. Quando eu vi reformado, parecia que eu estava dentro da minha casa, de tão bom que está," compara.
A dona de casa Salete Silva também celebrou a reforma. "Eu não pensava que ia ficar lindo desse jeito. Me surpreendeu. Eu adorei esse Cras reformado. Nós que somos idosos precisamos daqui, e antes estava horrível, não tinha nada. Agora ficou lindo," avalia.