terça-feira, 9 de abril de 2024

No Crato - Bairro Nossa Senhora de Fátima ganha nova Unidade Básica de Saúde


Com estrutura física moderna, climatizada e ambientes adequados às normas vigentes, a nova Unidade Básica de Saúde Paulo Nertand Cartaxo Esmeraldo, localizada no bairro Nossa Senhora de Fátima, foi entregue pelo prefeito Zé Ailton Brasil no fim desta segunda-feira, 8 de abril.

Zé Ailton falou da alegria de estar cumprindo mais um compromisso com àquela comunidade, destacando todos os equipamentos implantados no bairro que mais cresce na cidade do Crato. "Construímos a creche, ampliamos a Escola José do Vale e hoje estamos entregando uma UBS moderna e uma melhor infraestrutura para vocês, moradores e profissionais. Me alegra o coração quando entregamos escola e unidade de saúde", disse ele.

O vice-prefeito e filho do homenageado que dá o nome à Unidade, André Barreto, agradeceu à homenagem dada ao seu pai, em nome de toda família. "Eu que imaginava que a gratidão em participar de mais uma obra seria suficiente para aquecer o coração de qualquer gestor, recebi com muita emoção a notícia de que esta UBS iria levar o nome do nosso pai, Paulo Cartaz. Surpreso, no entanto, em nenhum momento duvidei de que essa seria uma justa homenagem a um homem que amou como poucos a nossa cidade, demonstrando esse amor com atitudes na sua vida pessoal e profissional, e desprendendo esforços para interesses maiores da comunidade cratense, mesmo sem nunca ter exercido um cargo público", afirmou.

Infraestrutura

A Unidade está inserida em um terreno de aproximadamente 1,2 mil metros quadrados, com 302 metros quadrados de área construída, e investimento de cerca de R$ 1,3 milhão, com obras realizadas pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinfra). Toda essa estrutura oferece para os usuários, conforme destacou a secretária de Saúde, Marina Feitosa, uma capacidade de mais de 4 mil famílias, com serviços de Atenção Primária de Saúde, incluindo a área da Odontologia.

A unidade foi projetada seguindo parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde e é composta por consultórios médicos, odontológicos e de enfermagem, sala de imunização, copa, banheiros, almoxarifado, esterilização, recepção, depósito para os resíduos de serviços de saúde, separados por grupos de classificação, e estacionamento para 14 vagas, além de acessibilidade em suas dependências.

A solenidade de inauguração contou com a presença de muitos moradores da localidade; esposa, filhos, neto e familiares do homenageado, Dr. Paulo Cartaxo; bem como dos vereadores Adil, Dr. Dudé, Mariângela Bandeira, Matheus Leite, Thiago Esmeraldo, Fernando Brasil, Luís Carlos Saraiva, Júnior da Cachoeira e Marquim do Povão.

Também participaram secretários e servidores municipais, e lideranças locais, como Claudia Alves, presidente da Associação do Conjunto Filemon Limaverde; e Mery Pires, presidente da Associação do Conjunto Monsenhor Montenegro; que acompanharam de perto a implantação deste novo prédio.

Últimas notícias