sábado, 6 de abril de 2024

Clássico-Rei contará com 604 profissionais de segurança atuando dentro e fora da Arena Castelão


A Arena Castelão receberá, na tarde deste sábado (6), a final do Campeonato Cearense 2024. Com o intuito de garantir a tranquilidade dos torcedores que se deslocarão para conferir o Clássico-Rei, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) elaborou um plano operacional que contará com a participação de agentes das Forças de Segurança do Estado, dentre eles profissionais da Polícia Militar do Ceará (PMCE), da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), além das Coordenadorias Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) e de Planejamento Operacional (Copol) da SSPDS e dos setores de inteligência da Polícias Civil e Militar e da SSPDS. Ao todo, 604 agentes atuarão dentro e nos arredores do estádio, localizado no bairro Boa Vista – Área Integrada de Segurança 7 (AIS 7) da Capital.

As ações operacionais serão coordenadas pela Copol. Os trabalhos policiais contarão com o auxílio de 15 profissionais lotados nos setores de inteligência da SSPDS e Polícias Civil e Militar, que monitorarão ocorrências no intuito de identificar pessoas suspeitas de crimes. A operação começa a partir das 12h40. Na Arena Castelão, a bola começa a rolar às 16h40 e terá um público estimado de 52 mil torcedores. Após o jogo, a operação se estenderá até 2h ou mais, a depender da permanência dos torcedores na área externa.

Polícia Militar

A Polícia Militar definiu a participação de 510 homens e mulheres que reforçarão a segurança da partida por meio de equipes do Comando de Policiamento de Choque (CPChoque), do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), do Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE), do Regimento de Polícia Montada Coronel Moura Brasil (RPMont), do Policiamento Ostensivo Geral (POG), além do Comando de Policiamento Especializado (CPE) e da Assessoria de Inteligência (Asint) da PMCE. Desse número, 271 policiais militares atuarão internamente e 239 reforçarão externamente.

Polícia Civil

Já a Polícia Civil contará com 35 policiais civis entre delegados, escrivães e inspetores. O 13º Distrito Policial (DP), unidade da PCCE que fica na Av. Oliveira Paiva, 535 – Cidade dos Funcionários – funcionará em regime de plantão. Os policiais também estarão de serviço no Posto Avançado, que fica dentro da Arena Castelão.

CBMCE

Pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), serão mobilizados 30 profissionais. O reforço contará com viaturas de combate a incêndios e Batalhão de Socorro de Urgência.

Ciopaer

Por fim, a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da SSPDS manterá o patrulhamento aéreo, desde antes da partida começar, mantendo o serviço até o pós-jogo. Os sobrevoos têm por finalidade dispersar torcidas, identificar e sinalizar eventuais tumultos ou delitos. Ao todo, 13 profissionais, entre supervisores, pilotos, tripulantes, apoios solos e mecânicos, atuarão no evento.

Últimas notícias