quarta-feira, 3 de abril de 2024

Audiência pública: Câmara de Juazeiro do Norte discute direitos das pessoas com autismo

Foto: Lucas Vieira/Ascom


A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte promoveu, na manhã desta quarta-feira (3), audiência pública que discutiu direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Proposto pelo vereador William Bazilio – Bilinha (PMN), o encontro reuniu representantes de entidades e pais de portadores do autismo.

“Momento para refletir e debater os problemas e dificuldades que os autistas e suas famílias enfrentam diariamente. São dificuldades que podem ser amenizadas através de políticas públicas efetivas. A causa da pessoa com deficiência ganha ainda mais força em momentos como este”, disse Bilinha, que presidiu a audiência.

O encontro discutiu, ainda, a necessidade do cumprimento de leis que asseguram direitos às pessoas com autismo. “Principalmente nas redes de saúde e educação, onde muitas vezes as crianças com autismo não encontram atendimento especializado a que tem direito”, acrescenta o vereador.

Outro ponto colocado em pauta é a ausência de profissionais capacitados no atendimento a crianças diagnosticadas com o transtorno. “O que foi apresentado em relação à saúde e assistência social, percebo que está bem além do real para o ideal. Sigo na fé e na certeza que dias melhores virão”, disse a psicóloga Suzana Pires.

A audiência pública na Câmara Municipal é uma ação alusiva à campanha Abril Azul, mês de conscientização sobre o autismo. A iniciativa visa conscientizar as pessoas sobre o transtorno, assim como dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Últimas notícias