terça-feira, 17 de março de 2020

Granjeiro elabora plano municipal de contingência contra o coronavírus

A Prefeitura Municipal de Granjeiro, através da Secretaria de Saúde, elaborou o Plano Municipal de Contingência contra o Coronavírus. O documento traça diversos objetivos como a prevenção e o monitoramento da doença, caso venha a ser registrada no município. Dentro dos próximos dias, a secretaria fará a divulgação das estratégias.

O plano prevê ações da Vigilância em Saúde e Vigilância Sanitária que atuarão em relação a saúde do trabalhador que porventura tenha contato com casos suspeitos do novo Coronavírus, além do atendimento dos cidadãos na atenção primária. O município garantirá ainda, a assistência farmacêutica e laboratorial, como também educação permanente em saúde.

Segundo o Secretário de Saúde, Dr. Fábio Nascimento, as equipes das Unidades de Saúde e do Hospital Municipal, adotaram medidas de prevenção internas. O gestor informou que o município suspenderá os atendimentos odontológicos nos próximos dias.                                                   
Nesta terça-feira (17/03) os estudantes da Rede Municipal de Ensino participarão de palestras voltadas para a prevenção. A atividade ocorrerá através do Programa Saúde na Escola- PSE, com o apoio da equipe da atenção básica do município.

A Secretaria lembra algumas dicas importantes para prevenir a transmissão, como: Higienizar as mãos com frequência, com água e sabão, ou então com álcool em gel 70%;Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e a boca com lenço ou com o braço, e nunca com mão; Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas e fique em casa até melhorar; Evite tocar olhos, nariz e boca com a mão não lavada. Lave sempre as mãos como já indicado; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, toalha, pratos e copos e evite aglomerações e mantenha os ambientes sempre ventilados.

Últimas notícias