segunda-feira, 16 de março de 2020

Governo do Crato promove capacitação sobre o Coronavírus para profissionais de saúde do município

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou na última sexta-feira (13), uma capacitação sobre o coronavírus. O momento aconteceu no auditório do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) e contou com a participação de médicos, enfermeiros e dentistas.
Sob a condução do infectologista Pablo Pita, foram disponibilizadas informações importantes sobre o manejo clínico dos pacientes suspeitos de COVID-19, no sentido de alinhamento de conduta no atendimento, encaminhamento para realização dos exames e diagnóstico e, caso necessário, internação.
O secretário de Saúde do Crato, André Barreto, esteve reunido com os profissionais da saúde do município e avaliou a capacitação como muito esclarecedora, ressaltou os três casos já descartados do vírus e um caso sendo aguardado o resultado. "É muito importante que a população fique atenta às informações de prevenção divulgadas constantemente pelo Ministério de Saúde, Governo do Estado e Governo Municipal".
Os coronavírus são uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente - COVID-19 - foi descoberto em 31 de dezembro de 2019 após casos registrados na China.
Os coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, somente em 1965 eles foram descritos como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, similar a uma coroa.
A indicação geral é a preparação para conter a transmissão do vírus e prevenir a sua disseminação por meio de vigilância ativa com detecção precoce, isolamento e manejo adequados dos casos, investigação/monitoramento dos contatos e notificação.

Últimas notícias