segunda-feira, 23 de março de 2020

Bancos devem funcionar com horário reduzido a partir desta segunda (23)

Conforme comunicado repassado pelo Sindicato dos Trabalhadores do Ramo Financeiro do Cariri, o Comando Nacional dos Bancários reivindicou na última quarta-feira (18) ao Banco Central do Brasil, a redução nos atendimentos e controle de acesso nas agências bancárias. O Bancen deve cumprir as solicitações, conforme circular emitida pela instituição, que determina a redução no horário de atendimento aos clientes em todos os bancos já a partir desta semana.

A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) afirma que, conforme a situação pandêmica do Covid-19 (coronavírus), e levando em consideração a essencialidade dos serviços financeiros no país, a medida serve para dar maior agilidade aos serviços prestados, bem como adotar as recomendações necessárias de contingenciamento.

A Circular 3.991 do Banco Central determina aos bancos que “assegurada a prestação dos serviços essenciais à população, as instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil devem ajustar o horário de atendimento ao público de suas dependências enquanto perdurar, no País, a situação de risco à saúde pública decorrente do novo Coronavírus (Covid-19), dispensada a antecedência de comunicação de alteração, de que trata o art. 4º da Resolução nº 2.932, de 28 de fevereiro de 2002”.

Esta também diz ainda que “os bancos múltiplos com carteira comercial, os bancos comerciais e as caixas econômicas estão dispensados do cumprimento, em suas agências, do horário obrigatório e ininterrupto de que trata o art. 1º, § 1º, inciso I, da Resolução nº 2.932, de 2002”, que é no mínimo de 5 horas. As agências devem afixar aviso em local visível em suas dependências, bem como comunicar os clientes, pelos demais canais de atendimento disponíveis, sobre o horário de atendimento e caso venham a instituir limitação de quantidade de clientes e usuários ou outras condições especiais de acesso às suas dependências, destinadas a evitar aglomeração de pessoas.

Últimas notícias