Representantes de várias instituições financeiras da América Latina e Caribe vêm a Fortaleza, onde participam de evento que compartilha as melhores práticas desenvolvidas pelo Banco do Nordeste no âmbito do microcrédito rural e do financiamento florestal. A abertura acontece nesta terça-feira, 8, na sede do BNB, às 8h45, com a participação do presidente da instituição, Marcos Holanda. A programação prossegue nos dias 9 e 10 de agosto.
Intitulado Pasantia, o evento reúne membros da Assembleia Geral da Associação Latinoamericana de Instituições Financeiras para o Desenvolvimento (Alide). Eles vão conhecer a forma de atuação dos programas Agroamigo e Pronaf Floresta, com o objetivo de que sirvam de referência aos programas de microfinanças implementados em seus países.
Para oferecer uma visão integral das ações do BNB, estão previstas visitas a projetos sociais apoiados pelo Instituto Nordeste Cidadania (Inec), instituição parceira do Banco no microcrédito, bem como a clientes do Agroamigo e do Pronaf Floresta, considerados como exemplos de casos de sucesso.
Agroamigo
O Agroamigo é o Programa de Microfinança Rural do Banco do Nordeste e tem como objetivo melhorar o perfil social e econômico do agricultor familiar do Nordeste, norte de Minas Gerais e Espírito Santo.
Tem como característica a presença nas comunidades rurais por meio dos Agentes de Microcrédito e atende, de forma pioneira no Brasil, a milhares de agricultores familiares, enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), com exceção dos grupos A e A/C. As operações têm prazo de até 8 anos, com taxas que variam de 0,5% ao ano a 5,5% ao ano.
A metodologia inovadora do Agroamigo impulsiona a sustentabilidade dos empreendimentos rurais, a equidade de gênero no campo, a inclusão financeira dos agricultores(as) familiares e a redução de desigualdades.
Pronaf Floresta
O Pronaf Floresta financia sistemas agroflorestais, exploração extrativista ecologicamente sustentável, recomposição e manutenção de áreas de preservação permanente em reserva legal e recuperação de áreas degradadas, entre outras atividades. As operações têm prazo de até 20 anos, com taxa de juros de 2,5% ao ano.
(Assessoria do BNB)