“Com o Cras Pedras, ampliamos a presença da assistência social em uma região que precisava desse cuidado, e vamos beneficiar mais de 8 mil famílias. Esse equipamento é a porta de entrada para vários serviços públicos e garante atendimento, acompanhamento e acesso aos benefícios sociais. Estamos fortalecendo a rede de assistência da cidade, recuperando estruturas e fazendo as políticas públicas chegarem onde a população está, com qualidade, segurança e acolhimento”, afirmou o prefeito Evandro Leitão.
A estimativa é de que o novo Cras realize cerca de 11 mil atendimentos por ano, beneficiando mais de 8 mil famílias da região. A entrega integra o Plano Fortaleza Inclusiva e faz parte do pacote de reestruturação de 39 equipamentos da rede de assistência social. Com a inauguração, chega a 12 o número de unidades já requalificadas e entregues à população.
A vice-prefeita e secretária dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Gabriella Aguiar, destacou a importância da expansão da rede de assistência social para melhorar o atendimento prestado à população.
“Esse novo Cras chega para atender diretamente as famílias dos bairros Pedras, Ancuri e parte da Paupina, que antes precisavam se deslocar para outros territórios para acessar a assistência social. Ele foi priorizado justamente por atender uma região com grande demanda e vulnerabilidade, garantindo o serviço mais perto de casa. Estamos ampliando a rede porque Fortaleza ainda precisa de mais unidades para alcançar o padrão de atendimento adequado, e esse é um passo importante para aproximar a política de assistência social de quem mais precisa”, ressaltou Gabriella Aguiar.
O novo Cras Pedras passa a integrar a rede municipal de assistência social, ampliando o acesso da população aos serviços de acompanhamento familiar, atualização do Cadastro Único, encaminhamentos para benefícios socioassistenciais e atividades coletivas, fortalecendo a política de assistência social no território.
Junto com a construção do equipamento, também foi realizada a requalificação da Pracinha da Cultura em frente a ele, possibilitando melhores condições de lazer e convivência para a comunidade do entorno e para o público do Cras.
Reestruturação da rede de assistência social
Entre os equipamentos contemplados pelo pacote de reestruturação da rede, estão sete Cras localizados no Serviluz, Conjunto Palmeiras, Mucuripe, Antônio Bezerra, Messejana, Conjunto Esperança e Presidente Kennedy; dois Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), no Alvorada, na Sapiranga, e no Mucuripe; o Centro de Referência Janaína Dutra, além de um Restaurante Popular no Centro
