Essa história quase bicentenária foi registrada no livro “Alece 190 Anos”, publicado pelo Grupo de Comunicação O Povo e disponível na versão digital. A publicação vem cumprir a missão de transmitir a esta e às futuras gerações fatos que marcaram a vida política estadual e a trajetória da Alece, com participação atuante na construção do Ceará e do País.
O livro é dividido em 10 capítulos temáticos e cronológicos que abordam os principais períodos históricos da Alece. A obra apresenta personagens e parlamentares, contextualiza acontecimentos locais e nacionais e aborda projetos que contribuíram para transformar o Ceará.
A publicação traça, logo no início, uma linha do tempo, desde 1835, relatando fatos de destaque acontecidos no Ceará, no Brasil e no Mundo. Logo em seguida, há uma entrevista com o presidente Romeu Aldigueri (PSB), que faz uma avaliação de sua atuação como chefe do Legislativo cearense, suas responsabilidades com o estado do Ceará, no exercício do cargo e sua visão dos impactos que a Casa tem na vida de toda a sociedade.
HOMENAGEM PELA LIBERTAÇÃO DE ESCRAVIZADOS
O primeiro capítulo, intitulado “A Casa do Povo”, traça os principais acontecimentos que envolveram a Alece durante a sua história. Em destaque, a edição 63 do jornal O Libertador, que tem como manchete "Homenagem a Provincia do Ceará pela libertação de seus escravisados".
O capítulo inicial observa que "desde sua criação, em 1835, a Casa do Povo acompanhou as transformações políticas e econômicas do Ceará e do Brasil, atravessando impérios, repúblicas, ditaduras e redemocratizações".
“Pintura da Voz” dá nome ao segundo capítulo. É uma coletânea de artigos escritos por personalidades atuantes na vida política e social do Ceará, tais como o governador do Estado, Elmano de Freitas (2023-2026); a vice-governadora do Estado, Jade Romero (2023-2026); o reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Custódio Almeida (2023-2027); a ativista Maria da Penha, entre outros. Todos apresentam seus pontos de vista sobre o papel marcante da Alece no curso da história.
RELAÇÃO DE TODOS OS PRESIDENTES
No terceiro capítulo, "Líderes do Seu Tempo", é apresentada a lista de todos os deputados que estiveram na principal cadeira da Alece, desde 1835, quando Joaquim José Barbosa ocupou o posto. A relação encerra-se com Romeu Aldigueri, atual chefe do Legislativo cearense. Ao todo, 84 parlamentares presidiram a Casa.
"A Construção de Futuro" é o título do quarto capítulo, relacionando todos os parlamentares com assento na Alece ou que se licenciaram para cumprir funções no Executivo. Um total de 52 deputados estaduais compõem a lista.
PERSONALIDADES HISTÓRICAS DO CEARÁ
"A História Pensa" é o nome do quinto capítulo. Esse é dedicado a personalidades históricas do Ceará, trazendo minibiografias de cada um. São citados atores de nossa história política, artística e social. Entre eles estão Rachel de Queiroz, Frei Tito de Alencar, Virgílio Távora, Zélia Mota, Pajé Raimunda Tapeba, Cacique Daniel Pitaguary, Dragão do Mar, Bárbara de Alencar e Padre Cícero.
Projetos que transformaram o Ceará compõem o capítulo seis, com o título "Consciência Coletiva". A publicação faz aqui um relato de leis tramitadas e aprovadas pela Alece que impactaram a educação, saúde, segurança pública, erradicação da fome, proteção aos direitos humanos e promoção do trabalho, renda e inclusão produtiva.
