sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026

Força do Audiovisual Cearense - Santana do Cariri vira set da série "Prazeres Insanos - Paleontologia do Medo"



O primeiro bloco de filmagens da série Prazeres Insanos – Paleontologia do Medo foi concluído com sucesso no Cariri cearense. A produção, que estreia sua primeira temporada com 5 episódios, teve a cidade de Santana do Cariri como principal palco, cenário e atmosfera para o universo dos personagens protagonistas. A trama entrelaça ciência, achados paleontológicos e arqueológicos, meio ambiente e a vegetação típica caririense com um tema de urgência social: o feminicídio, problema que infelizmente se torna cada vez mais presente e preocupante, especialmente no interior do Cariri.

O projeto conta com apoio da Lei Paulo Gustavo – Governo Federal do Brasil, por meio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, reforçando o compromisso das políticas públicas com o fortalecimento do audiovisual e a valorização das narrativas produzidas nos territórios do interior.

Além das locações em Santana do Cariri, o primeiro bloco contou também com filmagens nas cidades de Barbalha e Crato. Um dos pontos altos desta etapa foi o apoio da Universidade Regional do Cariri (URCA), por meio do seu Centro de Artes e de seus equipamentos culturais, que também se transformaram em palcos da trama. As ambientações no Museu de Santana do Cariri, bem como a arquitetura do Centro de Artes e as locações do Geopark Araripe, conferem à série uma estética sofisticada e uma forte sensação de verossimilhança.

O projeto conta ainda com o apoio da UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro, por meio da Casa da Pedra, equipamento que tem servido de base de apoio para toda a equipe e elenco, oferecendo estrutura de acolhimento, convivência e suporte logístico durante as etapas de preparação e filmagem. Essa parceria fortalece o diálogo entre instituições de ensino superior e a produção audiovisual independente, conectando o Cariri a um circuito ampliado de pesquisa, arte e formação.

A direção de arte e o figurino da série são desenvolvidos em diálogo com o Grupo de Estudos e Pesquisas VISUCCA – Visualidades da Cena – Cariri, que compõe o departamento de Arte e Figurino de Prazeres Insanos – Paleontologia do Medo. A atuação do grupo contribui para a criação de uma identidade visual potente, alinhando cenários, objetos, figurinos e texturas ao universo científico, paleontológico e afetivo retratado na trama.

“O ambiente universitário, científico e cultural é o pano de fundo da história. A URCA, o Museu de Santana do Cariri, o Geopark Araripe e o apoio da Casa da Pedra/UFRJ nos dão uma textura visual e simbólica muito potente. Isso credita ao projeto uma estética sofisticada e uma verossimilhança que a trama acolhe e exige”, afirma o diretor Lamarck Dias.

Outro aspecto enfatizado pelo diretor é a força cênica do elenco regional: atores e atrizes do Cariri compõem 100% das atuações deste primeiro bloco de cenas.

“Os intérpretes do Cariri têm uma potência impressionante. É um elenco que traz verdade, sotaque, corpo e memória do território. E quero chamar atenção do público artístico, principalmente dos atores e atrizes profissionais e amadores da região: ainda haverá espaço para seleção de elenco nos próximos meses. Este é o tipo de obra em que o espectador é sócio da história. A cada episódio, a trama pode criar novas perspectivas e novas necessidades, o que abre caminho para personagens novos e suas respectivas tramas”, ressalta Lamarck Dias.

Serão cerca de cinco meses de gravações intensas, que ainda terão as cidades de Assaré, Juazeiro do Norte e Aurora como polos importantes de locações. O produtor executivo Bruno Monteiro destaca o papel do território e das instituições locais na construção do projeto:

“Santana do Cariri tem se mostrado uma cidade com um potencial incrível para o audiovisual. Encontramos aqui locações primorosas e um acolhimento muito generoso da população. Além disso, é fundamental reconhecer o apoio logístico da gestão municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo de Santana do Cariri, e a parceria com a URCA e com a Casa da Pedra/UFRJ, que nos abrem portas para um ambiente universitário e científico que é a cara da série”, afirma o produtor.

Bruno Monteiro adianta ainda que a equipe trabalha com a previsão de lançamento da série já neste ano, no mês de dezembro, com exibição nas plataformas SIRÁ+ e MonteCine. Antes da estreia nas plataformas, está prevista uma avant-première do primeiro episódio nos cinemas da região do Cariri cearense, aproximando o público local do resultado desse processo de criação que nasce, literalmente, a partir do território.

Sinopse da série

Prazeres Insanos – Paleontologia do Medo acompanha Renato, um professor respeitado e figura ativa no meio acadêmico, que esconde uma pulsão violenta e um passado marcado por traumas e relações de poder distorcidas. À medida que uma sequência de crimes contra mulheres abala a região, a narrativa cruza o universo dos fósseis, da pesquisa científica e do cotidiano universitário com a brutalidade do feminicídio, expondo contradições de uma sociedade que convive com o conhecimento e, ao mesmo tempo, com a barbárie. Cada episódio aprofunda o labirinto psicológico do protagonista e da cidade, provocando o público a refletir sobre culpa, impunidade, desejo e violência estrutural.

Para acompanhar os bastidores, chamadas de elenco e novidades sobre as próximas etapas de filmagem, a equipe convida o público a seguir o perfil oficial da série no Instagram: @seriedetvcearense, onde diariamente são compartilhados registros das gravações, do elenco e da equipe técnica em ação no Cariri.

Últimas notícias