A Coligação Unir Para Reconstruir composta pelos partidos: PC do B, PT, PV, União Brasil e Republicanos, ingressou com uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral de nº 0600345-83.2024.6.06.0038 alegando abuso de poder político contra o então prefeito e candidato à reeleição Dodó de Neoclides (PSB).
O juiz da 38ª Zona Eleitoral de Campos Sales, acolheu a denúncia e condenou o ex-prefeito o deixando inelegível por 8 anos e pagamento de multa. Dodó recorreu da decisão ao Tribunal Regional Eleitoral e na tarde de ontem (12/02) o plenário do TRE julgou o recurso e por maioria manteve a decisão do juiz de 1º grau, mantendo Dodó inelegível.
A denúncia apontou que o ex-gestor usou a máquina pública para distribuir empregos em grande escala no período eleitoral, com isso, houve um desequilíbrio do pleito, Dodó perdeu por 176 votos.
Dodó já estava inelegível por ter suas contas de governo exercício 2022 desaprovadas pelo TCE e confirmada as irregularidades pelo plenário da Câmara de Vereadores de Salitre, ressalte-se que as contas de Dodó referente a 2021 e 2023 já se encontra com parecer técnico pela desaprovação.
