quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026

Crato Estação da Folia 2026 contará com monitoramento por câmeras com reconhecimento facial



Crato Estação da Folia 2026, que acontece no Centro Cultural do Araripe (Largo da RFFSA) a partir desta sexta-feira, 13, deve reunir um público superior a 6 mil pessoas por dia. Além do reforço no policiamento, com homens e mulheres das forças de segurança, a operação contará com o monitoramento de mais de 30 câmeras equipadas com tecnologia de reconhecimento facial, possibilitando a identificação e o flagrante de delitos durante a programação.

Para assegurar a tranquilidade do público, foi montado um esquema especial com a atuação de cerca de 120 profissionais, entre efetivos da Polícia Militar, Guarda Civil Metropolitana e apoio da Polícia Civil nas ações de investigação. Mesmo com o reforço nos dias de festa, o policiamento regular da cidade seguirá funcionando normalmente.

Sobre o trabalho de integração entre as forças de segurança municipais e estaduais, o capitão Marcos Paulo, da Polícia Militar, destacou que "o trabalho integrado tem sido uma marca não apenas no Carnaval, mas também no dia a dia da cidade".

O Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN) também atuará de forma estratégica, com aproximadamente 15 agentes, organizando o fluxo de veículos e pedestres nas principais vias, garantindo mobilidade e segurança viária.

A Patrulha Maria da Penha contará com efetivo reforçado durante o evento, ampliando a atenção e o atendimento aos casos de violência contra a mulher. Mesmo com a atuação concentrada na área do evento, o serviço regular seguirá mantido, assegurando o acompanhamento das mulheres assistidas pelo programa.

O executivo da Secretaria Municipal de Segurança Pública, coronel Werisleik Pontes, ressaltou que o esquema integrado reafirma o compromisso das forças de segurança com o trabalho conjunto e o fortalecimento das ações preventivas e ostensivas no município.

Últimas notícias