Crato Estação da Folia 2026, que acontece no Centro Cultural do Araripe (Largo da RFFSA) a partir desta sexta-feira, 13, deve reunir um público superior a 6 mil pessoas por dia. Além do reforço no policiamento, com homens e mulheres das forças de segurança, a operação contará com o monitoramento de mais de 30 câmeras equipadas com tecnologia de reconhecimento facial, possibilitando a identificação e o flagrante de delitos durante a programação.
Para assegurar a tranquilidade do público, foi montado um esquema especial com a atuação de cerca de 120 profissionais, entre efetivos da Polícia Militar, Guarda Civil Metropolitana e apoio da Polícia Civil nas ações de investigação. Mesmo com o reforço nos dias de festa, o policiamento regular da cidade seguirá funcionando normalmente.
Sobre o trabalho de integração entre as forças de segurança municipais e estaduais, o capitão Marcos Paulo, da Polícia Militar, destacou que "o trabalho integrado tem sido uma marca não apenas no Carnaval, mas também no dia a dia da cidade".
O Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN) também atuará de forma estratégica, com aproximadamente 15 agentes, organizando o fluxo de veículos e pedestres nas principais vias, garantindo mobilidade e segurança viária.
A Patrulha Maria da Penha contará com efetivo reforçado durante o evento, ampliando a atenção e o atendimento aos casos de violência contra a mulher. Mesmo com a atuação concentrada na área do evento, o serviço regular seguirá mantido, assegurando o acompanhamento das mulheres assistidas pelo programa.
O executivo da Secretaria Municipal de Segurança Pública, coronel Werisleik Pontes, ressaltou que o esquema integrado reafirma o compromisso das forças de segurança com o trabalho conjunto e o fortalecimento das ações preventivas e ostensivas no município.
