![]() |
| Fotos Mateus Dantas/ZeRosa Filho. |
A Câmara de Fortaleza deu mais um passo na modernização do Poder Legislativo. Durante a 2ª edição do Inova Câmara, realizado nesta segunda-feira (9), na Estação das Artes, foi lançada oficialmente a plataforma ZOI – Zona de Observação e Inovação de Fortaleza. A iniciativa, em parceria com a Universidade Federal do Ceará e o Cetrede, coloca a Casa entre as pioneiras do país na adoção de inteligência territorial, por meio de um observatório urbano, para apoiar a elaboração de leis, o acompanhamento de políticas públicas e o planejamento de ações voltadas à população.
Durante o lançamento, o presidente da Câmara, vereador Leo Couto (PSB), ressaltou a importância da iniciativa para o futuro da cidade.

“A ZOI reafirma nosso compromisso com Fortaleza. Informação, tecnologia e transparência passam a orientar as decisões do Legislativo, de acordo com a realidade de cada bairro. Com essa ferramenta, ganhamos mais clareza para agir com mais eficácia”, declarou.
Mais do que um sistema tecnológico, a ZOI nasce como uma ferramenta estratégica de leitura do desenvolvimento da cidade, com base em dados oficiais que poderão ser cruzados para melhor análise dos vereadores.
A proposta é simples de entender e eficaz na prática: reunir e organizar dados sobre Fortaleza para ajudar vereadores e a sociedade a enxergarem, com mais clareza, as diferentes realidades dos bairros.
O que é a ZOI e como ela funciona

A ZOI funciona como um observatório digital. A plataforma integra dados de diversas áreas e os transforma em mapas, painéis e indicadores de fácil visualização, como dados populacionais, equipamentos públicos, infraestrutura urbana e indicadores sociais. Um dos principais recursos é o chamado mapa de calor do que é proposto para a Capital, que mostra onde estão concentradas proposições dos parlamentares para os territórios, por exemplo.
Na prática, isso permite identificar, por exemplo, quais regiões estão sendo mais atendidas e quais estão deficitárias. As informações serão organizadas por território, facilitando a compreensão do que cada bairro precisa.
A Câmara disponibilizará um espaço físico em suas dependências para que pesquisadores, instituições de ensino, imprensa e cidadãos possam acessar a plataforma mediante agendamento.
Além disso, todos os dados ficarão disponíveis na base de dados abertos da ZOI, para a população baixar e acessar.

Com isso, a tomada de decisão deixa de ser guiada apenas pela percepção e passa a contar com evidências concretas.
Projetos de lei, emendas ao orçamento e ações de fiscalização podem ser planejadas com base em dados reais, aproximando o trabalho legislativo do dia a dia da população.
Parceria com a UFC e suporte do Cetrede
A plataforma foi desenvolvida em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio do Cetrede, fundação privada sem fins lucrativos vinculada à universidade, e reconhecida por sua atuação em desenvolvimento institucional, científico e tecnológico.
Fortaleza conectada e transparente
Além de apoiar o trabalho dos vereadores, a ZOI também fortalece a transparência. A ideia é que os dados ajudem a mostrar de forma objetiva como as políticas públicas e os investimentos impactam os bairros, ampliando a prestação de contas à sociedade. A expectativa é que a ZOI seja inaugurada em março.
A criação de observatórios urbanos é uma prática já consolidada em várias partes do mundo e incentivada por organismos internacionais. A proposta dialoga com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e com a Nova Agenda Urbana da ONU, que defendem cidades mais inclusivas, planejadas e baseadas em evidências.
