Além de liderar o governo na Câmara dos Deputados e contribuir para a aprovação de matérias de interesse do país, o deputado federal José Guimarães segue atuando na apresentação de projetos que impactam diretamente a vida da população.
Em 2025, Guimarães apresentou 25 projetos de lei, com cinco já votados, entre eles o que garante o tratamento da fibromialgia pelo SUS e outras iniciativas em defesa das mulheres. O mais recente, o Projeto de Lei 1763/25, já em tramitação na Câmara, tipifica a violência obstétrica como crime no Código Penal.
Nesta semana que antecede o Carnaval, a Câmara dos Deputados deve manter uma agenda intensa de votações. José Guimarães destaca que estão previstos projetos enviados pelo Poder Executivo, entre eles a criação da Universidade Federal Indígena e da Universidade Federal do Esporte.
Também deve avançar a proposta de criação da Agência Nacional de Proteção de Dados, além da análise de medidas provisórias consideradas estratégicas para garantir investimentos do exterior no Brasil.
