sábado, 8 de setembro de 2018

Nova sede do CRAS Vila Alta é inaugurada com participação da comunidade

A tarde desta véspera de feriado foi marcada por alegria e festa na inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Vila Alta, localizado à Rua Coronel José Maia, S/N, por trás da Escola Aldegundes Gomes de Mattos. A comunidade, a equipe da prefeitura e parceiros estiveram presentes durante a solenidade.

A abertura foi orquestrada pela banda Dons e Talentos, da APAE Crato, tocando muito xote e forró, já aquecendo a atração seguinte: o grupo de idosos do CRAS Vila Alta. A dança começou no chão e continuou no palco. “Estamos muito felizes com o novo espaço. Ficou bem próximo da minha casa”, comemorou dona Francisca.

O adolescente José Rocha Filho se apresentou em seguida com o grupo de crianças, fazendo uma mímica da música "Fico assim sem você", fazendo uma analogia de como o CRAS é importante na vida de cada família cratense. No meio da multidão, a mãe do jovem, Maria Aparecida de Sousa, de 40 anos, observava o espetáculo. Já dentro do prédio novo, ela falou como será importante o CRAS perto de casa. “Meus filhos vêm quatro dias da semana e agora pertinho de casa dá tempo até de costurar enquanto eles vêm para os projetos”.

Um dos momentos mais emocionantes da noite foi durante a leitura do texto da poetisa Tereza de Jesus, participante do grupo de idosos. Ela fez um texto parabenizando a iniciativa do prefeito Zé Ailton e de como a nova sede foi tão desejada por toda a comunidade, fazendo um resgate de momentos da campanha, quando o então candidato disse que faria a nova sede. “Hoje estamos aqui com os corações cheios de gratidão pelo seu compromisso senhor prefeito”, finalizou a coordenadora do CRAS Vila Alta, Tarcília Vieira, que leu o texto.


O prefeito, emocionado, agradeceu o carinho e disse que “não tem nada mais gratificante para um gestor quando realiza uma obra que vai de encontro aos anseios da população”, complementando que “são ações como essas que movem a mim e toda a equipe municipal”, parabenizando o empenho de todos os servidores, em especial, da equipe da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social. Finalizou dizendo que “agora é com vocês para zelar pelo equipamento”.

A gestora da SMTDS, Edivania Gonçalves, reforçou a função social do CRAS, porta de entrada para outros serviços sociais. “O CRAS tem que está inserido em local estratégico e assim conseguimos. Além de atender as famílias em vulnerabilidades, o CRAS também identifica as potencialidades e a desenvolve. Como disse Piaget, cabe a nós transformar a vida das crianças para que elas tenham apoio e possam se desenvolver e se tornar cidadãos de bens”, ressaltou.

O vereador Pedro Alagoano, representando a Câmara de Vereadores, agradeceu o convite, principalmente por compartilhar da alegria das crianças. “Estive aqui na assinatura da ordem de serviço e agora estamos aqui inaugurando. É bom ver que tem político que se compromete com suas promessas de campanha e as realiza”, disse. 

Também estiveram presentes os parlamentares, Bebeto Anastácio, Professor Gilson, Vicência Leandro, Adil, Tico da Serrinha e Dr. Renan Almeida.


O vice-prefeito André Barreto falou da alegria de ver todos os projetos da gestão se concretizando. “É preciso separar o que é promessa do que é compromisso em trabalhar para o povo. Hoje estamos inaugurando o CRAS, daqui a alguns dias estamos assinando a ordem de serviço do Centro de Especialidades do Crato, o Posto da Grota. E, com muita dedicação, vamos melhorando a vida do cratense”.
Em seguida, todas as autoridades, lideranças e comunidade participaram do descerramento da placa do CRAS Vila Alta, que leva o nome de Francisco Ribeiro, mais conhecido como Bizica. Aos poucos o espaço foi tomado por centenas de pessoas curiosas para ver como tinha ficado a tão sonhada sede. Aos poucos, olhares curiosos transformavam-se em sorrisos. Uma luta antiga do bairro agora é realidade. Conforme definiu a poetisa Tereza de Jesus: “o nosso CRAS está a cara da riqueza”, comemorou.

(Assessoria)

Últimas notícias