![]() |
Adicionar legenda |
O Prefeito em Exercício, Giovanni Sampaio, secretários municipais e autoridades militares do Município, participaram da solenidade, iniciada com o hasteamento das bandeiras. O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), com o apoio de outras pastas como a de Segurança Pública, através da Guarda
Os desfile teve início por volta das 8h com os agrupamentos militares e forças de segurança municipais, como Tiro de Guerra, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e Demutran, além do grupo de escoteiros e alunos que fazem parte do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) que é realizado em Juazeiro do Norte em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc).
Ao todo, participaram 12 fanfarras. A exemplo do ano passado, após prévio acordo com os participantes, ficou definido que o desfile aconteceria em marcha militar cadenciada pela rua São Pedro. O palanque das autoridades foi montado em frente à praça da Prefeitura. Somente a partir da Rua Santa Luzia, as fanfarras passaram a exibir suas coreografias e repertório musical variado.
Independência integradora
Para a Secretária de Educação, Maria Loureto de Lima, esse é um momento importante para a reflexão em torno de valores que devem ser exercitados como o respeito, a ordem e o amor pelo País. “O valor cívico é muito importante e por isso o nosso desfile trouxe essa característica”, destacou Maria Loureto de Lima.
Ela lembra também que durante todo o mês de setembro acontecem desfiles em vários bairros do Município com as escolas que não participaram no Dia da Pátria, com o objetivo de abrir espaço para a participação de mais interessados, resultando o que a Seduc intitulou de Independência Integradora.
A Independência Integradora faz parte das ações do Programa Escola Integradora voltada para o Calendário Cívico e que visa integrar a comunidade escolar, pais e funcionários escolares no processo de educação dos alunos que fazem parte da rede Municipal de Educação. Esse Programa foi lançado esta semana, em Juazeiro do Norte com a inserção de 33 escolas, inicialmente.
(Assessoria)