quinta-feira, 26 de novembro de 2015

TJCE condena por unanimidade ex-juiz de Barbalha a aposentadoria compulsória


O Pleno do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) condenou, nesta quinta-feira (26), por unanimidade, o juiz Demétrio de Souza Pereira a pena de aposentadoria compulsória. Demétrio Pereira foi juiz da 1ª Vara da Comarca de Barbalha, de onde havia sido transferido para Fortaleza. A sessão foi conduzida pelo vice-presidente do TJCE, desembargador Francisco de Assis Filgueira Mendes.
O relator do Processo Administrativo Disciplinar, desembargador Francisco Gomes de Moura, explicou que o juiz era acusado de exercer ilegalmente atividades empresariais, da condução irregular de liquidação judicial de empresa, do favorecimento de partes na concessão de decisões judiciais, entre outras.
A defesa de Demétrio de Souza pediu a absolvição dele. Alegou não haver indícios de autoria e materialidade dos fatos imputados ao magistrado.
Ao analisar o caso, o Pleno julgou parcialmente procedente as acusações imputadas ao juiz. Segundo o relator, o magistrado julgado “acabou procedendo de forma incompatível com a dignidade, a honra e o decoro de suas funções”.
Demétrio de Souza já havia sido condenado à pena de aposentadoria compulsória, em decorrência de outro processo administrativo, julgado em 6 de fevereiro deste ano. Em virtude disso, a sentença proferida nesta quinta fica sobrestada enquanto ocorrer o cumprimento da outra condenação, que aguarda recurso.
(TJCE)

Últimas notícias