quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Decon vai fiscalizar descontos concedidos pela Black Friday

Para aproveitar as promoções da Black Friday, dia em que o comércio se dedica às liquidações, é preciso ter atenção para não ser enganado. Este é o alerta do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (DECON), que se preparou para a data, marcada para esta sexta-feira (27).
Juntamente com o Procon Assembleia, o DECON vem monitorando os preços dos produtos em alguns sites e lojas físicas desde o início do mês para fiscalizar, nesta sexta-feira, se os estabelecimentos realmente estão concedendo o desconto anunciado. O acompanhamento tem o objetivo de inibir e detectar o fenômeno chama “black fraude”, em que grandes abatimentos são dados em preços recentemente aumentados.
Além do monitoramento, o DECON realizou nesta quinta-feira (26) uma pesquisa de preços dos produtos mais vendidos nas páginas das principais lojas do país para que o consumidor verifique se realmente foi concedido desconto.
Segundo a secretária executiva do DECON, Ann Celly Sampaio, o órgão trabalhou para garantir que o consumidor faça bons negócios na data. “Nós já havíamos dito antes que os consumidores deveriam começar a pesquisar o preço do produto que pretendessem adquirir para verificar se realmente foi concedido o desconto informado na oferta. Quando isso não ocorre, trata-se de prática abusiva contra o consumidor. Se alguém se sentir prejudicado, deve procurar o DECON para formalizar uma reclamação”, explica.
As lojas que forem flagradas concedendo descontos inexistentes nesta sexta-feira serão autuadas pelo órgão.
(MPCE)

Últimas notícias