A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Serviços Públicos de Juazeiro (Semasp) dá prosseguimento à entrega do modelo das novas barracas que serão montadas durante a Romaria de Finados, no período de 28 de outubro a 2 de novembro próximo. Os ambulantes, que comercializarão no Centro de Apoio ao Romeiro, podem obter o formato de suas barracas junto à própria Semasp, no Parque Ecológico das Timbaúbas, das 7 e meia às 11 e meia e de uma e meia da tarde às cinco e meia.
A iniciativa de adotar padrão único para as barracas faz parte do projeto de ordenamento do comércio ambulante e das feiras livres da Cidade, conforme acordo firmado com o Ministério Público. Segundo o secretário-executivo da Semasp, Luiz Ivan Bezerra, o disciplinamento, que já ocorre nas Feiras de Fogos e de Animais, proporciona comodidade e segurança tanto para os comerciantes quanto para clientes.
Ainda conforme Luiz Ivan Bezerra, são cerca de 1.200 camelôs que se instalam no Centro de Apoio, durante as romarias. Eles negociam os mais diversos produtos, incluindo artesanato, confecções, calçados, alumínio, rapadura e batidas, dentre outros. O trabalho da Semasp, acrescentou, é no sentido de garantir tranquilidade e infraestrutura indispensável ao evento, que reúne milhares de visitantes. A Romaria de Finados é uma das maiores do calendário turístico-religioso de Juazeiro.
(Colaborou Socorro Ribeiro)