quarta-feira, 22 de outubro de 2014

UFCA aprova projeto sobre politicas públicas para territórios no CNPq

A Universidade Federal do Cariri - UFCA teve aprovado o projeto “Implantação do Observatório de Políticas Públicas para Territórios” – OPPTE na Chamada Pública CNPq/MDA/SPM-PR nº 11/2014. O anúncio foi feito ontem, 21 de outubro, pelo presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, Glaucius Oliva, em solenidade ocorrida no auditório do Ministério do Desenvolvimento Agrário, em Brasília. O projeto da UFCA contemplado nessa chamada destina-se à implementação e manutenção de Núcleos de Extensão em Desenvolvimento Territorial – Nedets.
Os núcleos preveem ações de extensão e pesquisa que envolvem o assessoramento, acompanhamento e monitoramento das iniciativas de desenvolvimento territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário no âmbito do programa Desenvolvimento Regional, Territorial Sustentável e Economia Solidária e do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, com ênfase para as mulheres do campo e da floresta.
A coordenação geral do projeto será da professora Verônica Salgueiro do Nascimento, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável – PRODER. O projeto receberá R$ 112.800,00 e terá a duração de 24 meses. O OPPTE será conduzido pelos pesquisadores do Laboratório de Estudos Avançados em Desenvolvimento Regional Sustentável – LEADERS e do Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Gestão Social – LIEGS.
Serão implantados dois núcleos. O primeiro no Território Rural do Centro Sul e Vale do Salgado – CE, coordenado pelo Instituto de Estudos do Semiárido – IESA, com sede no município de Icó, pela professora Polliana de Luna Nunes Barreto. O segundo, no Território da Cidadania do Cariri – CE, pelo Instituto Interdisciplinar de Sociedade, Cultura e Arte – IISCA, com sede em Juazeiro do Norte, coordenado pela professora Waléria Maria Menezes.
Por meio de uma equipe interdisciplinar formada por professores da instituição, técnicos e estudantes, o OPPTE contribuirá com o desenvolvimento territorial das duas regiões por meio de ações de ensino, pesquisa e extensão. O projeto envolverá a universidade e seus centros de pesquisa e extensão, além de outras instituições de pesquisa, órgãos públicos e atores da sociedade civil.
Os professores e pesquisadores que compõem a equipe de gestão do projeto são Ives Romero Tavares do Nascimento, Francisco Raniere Moreira da Silva, Gledson Alves Rocha, Cleonísia Alves Rodrigues do Vale, Augusto de Oliveira Tavares e Reginalda Moura Portela.
(Site da UFCA)

Últimas notícias