O projeto tem como objetivo promover a inclusão social e produtiva por meio do incentivo ao empreendedorismo, da oferta de cursos de qualificação profissional e da realização de atividades socioeducativas. Os participantes também contam com auxílio financeiro, além de incentivo para o retorno à escola.
Ao todo, estão sendo disponibilizadas 75 vagas. O prazo inicial para inscrição segue até o dia 26 de fevereiro, porém os interessados podem se inscrever a qualquer momento, ficando aptos a serem selecionados para turmas futuras.
As inscrições podem ser feitas presencialmente, às quintas-feiras, nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) Madre Feitosa (Seminário), Solon Pinheiro (Batateira), Francisco Ribeiro (Vila Alta) e Raimundo Coelho Bezerra (Alto da Penha). Também é possível se inscrever de forma online, por meio do link: https://previodata.casacivil.ce.gov.br/inscricao/1
Para participar, é necessário atender aos seguintes critérios: ter entre 15 e 22 anos, estar fora do ambiente escolar e do mercado de trabalho, possuir renda per capita de até meio salário mínimo e residir em um dos bairros contemplados pelo projeto: Seminário, Vila Alta, Batateira, Alto da Penha, Ossean Araripe ( Caixa D'água)ou Centro.
De acordo com Jamille Vieira, responsável pelo Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PREVIO) em Crato, a iniciativa desempenha um papel fundamental na transformação da realidade dos jovens. "O projeto é de extrema importância, uma vez que traz oportunidades para jovens e adolescentes, por meio da qualificação profissional e do incentivo com materiais para a inserção dessas pessoas no mercado de trabalho", destaca.
O Projeto Virando o Jogo integra o Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PREVIO), desenvolvido em parceria com o Governo do Estado do Ceará. A iniciativa busca fortalecer a rede de cuidados com famílias, mulheres, jovens e comunidades em situação de vulnerabilidade, promovendo oportunidades e contribuindo para a redução da violência.
