quinta-feira, 7 de agosto de 2025

Secretário Chagas Vieira se reúne com setor de supermercados sobre venda de produtos perecíveis

Divulgação


Com os efeitos das sobretaxas anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, já em vigor, o Governo do Ceará discute alternativas para os produtos que seriam exportados, principalmente os perecíveis, como o pescado. Nesta quinta-feira (7), o secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, se reuniu com representantes do setor dos supermercados.

O encontro foi para discutir a possibilidade de que os produtos cearenses exportados possam ser consumidos no mercado interno.

“A maior urgência é direcionar para o consumo interno os produtos perecíveis como pescado, um dos itens que mais exportamos para os Estados Unidos. Esse momento de diálogo com empresários é de extrema importância para superarmos juntos esse momento difícil da nossa economia”, afirmou Chagas.

Conforme havia apresentado o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (Faec), Amílcar Silveira, em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (6), 50% do que é consumido nos supermercados cearenses é proveniente de outros estados. De acordo com ele, a Faec já havia iniciado o debate sobre o assunto com a Associação Cearense de Supermercados (Acesu).

Ainda como afirmou Amílcar, um estudo realizado pela Federação mostra que, só em frutas, verduras e legumes, os supermercados do Ceará comercializam R$ 4 bilhões.

Além de Chagas, participaram da região desta quita o secretário da Fazenda, Fabrízio Gomes; o procurador-geral do Estado, Rafael Machado; o presidente da Associação Cearense dos Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (Acad), José Milton Carneiro; a presidente da Associação Cearense de Supermercados (Acesu), Cláudia Novaes; entre outros representantes do setor de supermercados, do atacado e do varejo.


Últimas notícias