O prefeito Evandro Leitão empossou, nesta terça-feira (26/8), 178 servidores para a Rede de Atenção Psicossocial de Fortaleza (Raps). Entre os nomeados estão médicos, terapeutas ocupacionais, psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros aprovados no último concurso para a rede, realizado em 2018, e que, após sete anos, assumem como servidores públicos.
A posse dos novos servidores representa um acréscimo de 25,2% no número de profissionais atuando na saúde mental. O prefeito Evandro Leitão destacou que, no final do mês passado (28/7), lançou o programa Saúde que Cuida, que contempla a reforma de infraestrutura, a convocação de novos profissionais, a construção de equipamentos e a ampliação de serviços.
"Estamos sempre dialogando no sentido de fortalecer o tripé medicamentos, profissionais e estrutura física. Conseguimos normalizar os medicamentos. Na estrutura física, lançamos um pacote de reforma e requalificação de todas as unidades, incluindo os Caps. E, agora, estamos contemplando os profissionais. São 178 servidores novos, das mais diversas especialidades, para proporcionar uma melhor saúde mental para a população de Fortaleza”, destacou Evandro.
A secretária municipal da Saúde (SMS), Riane Azevedo, informou que os novos servidores serão lotados de acordo com as necessidades específicas de cada equipamento, com o intuito de completar equipes.
“Eles serão distribuídos de acordo com as necessidades, pois temos alguns Caps que já estão completos e outros com deficiência de profissionais. Nosso objetivo é que todos os equipamentos tenham o quantitativo de profissionais suficiente para fornecer um tratamento adequado à população. A partir de hoje, eles assinam o termo de posse e, já na primeira semana de setembro, estarão todos alocados.”
Reestruturação
Apenas no primeiro semestre de 2025, 335.004 atendimentos foram realizados nos Caps de Fortaleza. Além dos novos servidores, a Prefeitura de Fortaleza prevê a reforma de 24 equipamentos, incluindo os 16 Centros de Atenção Psicossocial (Caps), quatro residências terapêuticas e quatro Unidades de Acolhimento.
Também está prevista a construção de um novo Caps Infantil com Espaço Girassol, na antiga sede do IPM, no Centro. Já o Caps Geral do bairro José Walter passará a funcionar 24 horas, com apoio do Governo Federal.