Em sua última conversa de 2023 com a população nas redes sociais, nesta quarta-feira (27), o governador Elmano de Freitas anunciou o chamamento de mais 800 novos profissionais de saúde para a rede pública do Ceará. A convocação encerra a primeira etapa da incorporação dos seis mil aprovados em concurso realizado em 2021 ao regime estatutário dos servidores públicos. Desta maneira, o Governo do Ceará conclui o ano convocando, ao todo, dois mil concursados da área: 600 em maio, 600 em setembro e 800 neste mês de dezembro. A publicação sairá no Diário Oficial do Estado (DOE) de sexta-feira (29).
Elmano de Freitas destacou a importância da atuação dos novos servidores públicos para a saúde cearense, como também reiterou o cronograma de chamamento para os próximos anos. “Ao atingir a marca de dois mil novos profissionais convocados para a Secretaria da Saúde, reafirmamos nosso compromisso firmado em lei. Para 2024, devemos chamar mais 1.000 aprovados, assim como em 2025, encerrando a incorporação em 2026 com 1.311 convocados. Desta maneira, garantimos a atuação de servidores públicos na rede de saúde do Ceará, algo bastante importante”.
Os profissionais serão direcionados para o Nível Central da Secretaria da Saúde do Ceará e unidades da Rede, como Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS) e Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), entre outros. A categoria de profissionais da área assistencial inclui enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, perfusionistas, psicólogos, técnicos de enfermagem e técnicos de farmácia.
Balanço
Falando sobre o que foi feito em 2023, o chefe do Executivo Cearense listou algumas ações importantes. “Chamamos mais de dois mil profissionais para reforçar a segurança pública do Ceará, adquirindo viaturas, armamento, melhorando a nossa estrutura. Temos hoje mais de 1.000 cozinhas do Ceará Sem Fome em funcionamento, além de 43 mil famílias utilizando o cartão Ceará Sem Fome. Também conseguimos reduzir a fila de cirurgias de 68 mil para 17 mil pessoas”, pontuou. Ele adiantou que em 2024 a fila de procedimentos em ortopedia deve receber chamamento e orçamento específicos para agilizar o andamento da fila nesta especialidade.
“Ainda neste ano, investimos mais de R$ 117 milhões em estradas novas, duplicação de estradas ou recuperação de vias. Foram mais de 540 km em todo o estado. Ficamos em um saldo positivo acima de 53 mil postos de emprego, entre vagas conquistas e perdidas”, completou o governador.
Para o próximo ano, Elmano de Freitas também adiantou que realizará a implementação do plano estadual de oncologia, agradecendo emendas de parlamentares cearenses, e previsão de novas unidades pelo programa federal Minha Casa Minha Vida.